Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/40600
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O saber produzido pelo mediador de alunos com deficiência: desafios e efeitos na formação inicial |
Autor(es): | Felícia Maria Pereira Dos Santos Mônica Maria Farid Rahme |
Resumo: | Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo investigar o saber produzido pelo mediador escolar no acompanhamento a alunos com deficiência em uma escola comum pública de Educação Básica, e identificar os efeitos para a formação desses sujeitos como licenciandos. Nas últimas décadas, o movimento pela Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva se fortaleceu em todo o mundo a partir de diferentes iniciativas. No Brasil, o profissional de apoio é considerado um dos serviços da Educação Especial para promover a acessibilidade e o atendimento às necessidades específicas dos alunos com deficiência em termos de comunicação, cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção. Neste trabalho este profissional será denominado mediador. A partir da noção de relação com o saber, a pesquisa pretende analisar, por meio de entrevistas e rodas de conversa, como os mediadores produzem saberes a partir da prática com alunos com deficiência na escola comum, bem como os efeitos dessa para sua formação profissional. O levantamento realizado até o momento demonstra que há escassez de pesquisas sobre o mediador escolar, bem como indefinições na legislação sobre este serviço, o que interfere na atuação destes profissionais. Dessa forma, justifica-se a importância desta pesquisa, para se compreender como é realizada esta função, bem como seus efeitos para os sujeitos que a exercem. |
Assunto: | Educação Mediador escolar Formação inicial Saber |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40600 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/o-saber-produzido-pelo-mediador-de-alunos-com-deficiencia--desafios-e-efeitos-na-formacao-inicial |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Educação Especial |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_O saber produzido pelo mediador de alunos com deficiência desafios e efeitos na formação inicial.pdf | 594.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.