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http://hdl.handle.net/1843/40600
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Felícia Maria Pereira Dos Santos | pt_BR |
dc.creator | Mônica Maria Farid Rahme | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T23:58:20Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T23:58:20Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 8 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-2109 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40600 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que tem como objetivo investigar o saber produzido pelo mediador escolar no acompanhamento a alunos com deficiência em uma escola comum pública de Educação Básica, e identificar os efeitos para a formação desses sujeitos como licenciandos. Nas últimas décadas, o movimento pela Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva se fortaleceu em todo o mundo a partir de diferentes iniciativas. No Brasil, o profissional de apoio é considerado um dos serviços da Educação Especial para promover a acessibilidade e o atendimento às necessidades específicas dos alunos com deficiência em termos de comunicação, cuidados pessoais de alimentação, higiene e locomoção. Neste trabalho este profissional será denominado mediador. A partir da noção de relação com o saber, a pesquisa pretende analisar, por meio de entrevistas e rodas de conversa, como os mediadores produzem saberes a partir da prática com alunos com deficiência na escola comum, bem como os efeitos dessa para sua formação profissional. O levantamento realizado até o momento demonstra que há escassez de pesquisas sobre o mediador escolar, bem como indefinições na legislação sobre este serviço, o que interfere na atuação destes profissionais. Dessa forma, justifica-se a importância desta pesquisa, para se compreender como é realizada esta função, bem como seus efeitos para os sujeitos que a exercem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Brasileiro de Educação Especial | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Mediador escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject.other | Saber | pt_BR |
dc.title | O saber produzido pelo mediador de alunos com deficiência: desafios e efeitos na formação inicial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/o-saber-produzido-pelo-mediador-de-alunos-com-deficiencia--desafios-e-efeitos-na-formacao-inicial | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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File | Description | Size | Format | |
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2018_O saber produzido pelo mediador de alunos com deficiência desafios e efeitos na formação inicial.pdf | 594.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
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