Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40616
Type: | Dissertação |
Title: | Visualização geométrica em um ambiente de modelagem matemática |
Authors: | Marina Andrade Alves da Silva |
First Advisor: | Jussara de Loiola Araújo |
First Referee: | Célio Roberto Melillo |
Second Referee: | Maria Laura Magalhães Gomes |
Abstract: | Esta pesquisa pretendeu investigar como se dá a visualização geométrica de alunos da educação básica em um ambiente de Modelagem Matemática. A abordagem escolhida para realização da pesquisa foi qualitativa, caracterizada como pesquisa intervenção, e teve como participantes um grupo de alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Divinópolis, Minas Gerais. Para estabelecer o ambiente de Modelagem Matemática, inicialmente foi realizada uma entrevista com uma designer de produtos que tinha experiência com o design de embalagens. Os dados dessa entrevista foram utilizados para elaborar uma atividade de Modelagem Matemática, na qual os alunos tiveram que simular o trabalho de um designer de produtos, criando projetos de embalagens para produtos de sua escolha. Os projetos foram criados por meio de esboços com especificações de dimensões, materiais e cores, e por meio da construção de alguns protótipos. Para investigar a visualização geométrica durante a atividade de Modelagem, nove componentes da visualização geométrica – imagens pictóricas, imagens cinestésicas, imagens dinâmicas, percepção de posições espaciais, percepção de relações espaciais, percepção figura-fundo, constância perceptiva e discriminação visual – foram observados por meio de manifestações verbais, gráficas e gestuais. Como resultados da pesquisa, a manifestação desses componentes foi relacionada com as etapas da atividade de Modelagem – experimentação, abstração, resolução, validação e modificação – e uma nova organização desses componentes foi proposta, em que os nove componentes citados são reduzidos a oito e esses oito são organizados em três etapas da visualização, relacionadas ao que o aluno vê, o que ele interpreta e o que ele conclui. |
Subject: | Educação Matemática - Estudo e ensino Geometria - Estudo e ensino Modelagem matemática Ensino visual Percepção visual |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40616 |
Issue Date: | 14-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Marina.pdf | 2.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.