Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40637
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Potencialidades dos repositórios institucionais das universidades federais brasileiras: apontamentos sobre software, equipe, manual, tutorial e política
Autor(es): Leandro da Conceição Borges
Andressa Gonçalves Castro
Diego Martins Aragão da Silva
Bruna Beltrão Belinato
Barbara Christian Vitiello
Resumo: As universidades federais brasileiras sofreram mudanças substanciais na última década com o projeto de expansão do ensino implantado pelo Governo Federal à época. Com um público crescente, essas mudanças impactaram a demanda por produtos e serviços de informação dessas instituições. Assim, esta pesquisa analisa os apontamentos de software, equipe, manual, tutorial e política das 63 universidades federais presentes no país. Realizado entre os anos de 2017 a 2019, este estudo mapeia essas características nos 49 repositórios institucionais de universidades federais em funcionamento durante as buscas. A pesquisa de caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa apresenta ainda os repositórios numericamente, evidenciando as suas diferenças e similaridades, cujos dados foram registrados e transcritos. Os resultados apontaram que, geograficamente, as regiões Sul e Centro-oeste são as únicas em que todas as universidades federais possuem repositórios institucionais, sendo a política o elemento de maior adesão e o manual o quesito de menor engajamento. Logo, conclui-se que alguns desses critérios são adotados de forma incipiente pelos repositórios, sendo os mesmos encontrados em outros sites de setores ou departamentos das instituições e não nos próprios repositórios. A adesão dessas questões pelas instituições apresentaria assim maior amplitude da democratização do acesso à informação científica, atingindo todos os atores que buscarem informação em seus repositórios institucionais.
Assunto: Ciência da Informação
Repositório institucional
Acesso aberto
Universidades federais
Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n2
URI: http://hdl.handle.net/1843/40637
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42962
metadata.dc.relation.ispartof: Perspectivas em Gestão & Conhecimento
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