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http://hdl.handle.net/1843/40637
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Leandro da Conceição Borges | pt_BR |
dc.creator | Andressa Gonçalves Castro | pt_BR |
dc.creator | Diego Martins Aragão da Silva | pt_BR |
dc.creator | Bruna Beltrão Belinato | pt_BR |
dc.creator | Barbara Christian Vitiello | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T23:11:53Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T23:11:53Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 245 | pt_BR |
dc.citation.epage | 265 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n2 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-417X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40637 | - |
dc.description.resumo | As universidades federais brasileiras sofreram mudanças substanciais na última década com o projeto de expansão do ensino implantado pelo Governo Federal à época. Com um público crescente, essas mudanças impactaram a demanda por produtos e serviços de informação dessas instituições. Assim, esta pesquisa analisa os apontamentos de software, equipe, manual, tutorial e política das 63 universidades federais presentes no país. Realizado entre os anos de 2017 a 2019, este estudo mapeia essas características nos 49 repositórios institucionais de universidades federais em funcionamento durante as buscas. A pesquisa de caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa apresenta ainda os repositórios numericamente, evidenciando as suas diferenças e similaridades, cujos dados foram registrados e transcritos. Os resultados apontaram que, geograficamente, as regiões Sul e Centro-oeste são as únicas em que todas as universidades federais possuem repositórios institucionais, sendo a política o elemento de maior adesão e o manual o quesito de menor engajamento. Logo, conclui-se que alguns desses critérios são adotados de forma incipiente pelos repositórios, sendo os mesmos encontrados em outros sites de setores ou departamentos das instituições e não nos próprios repositórios. A adesão dessas questões pelas instituições apresentaria assim maior amplitude da democratização do acesso à informação científica, atingindo todos os atores que buscarem informação em seus repositórios institucionais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectivas em Gestão & Conhecimento | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject.other | Repositório institucional | pt_BR |
dc.subject.other | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Universidades federais | pt_BR |
dc.subject.other | Brasil | pt_BR |
dc.title | Potencialidades dos repositórios institucionais das universidades federais brasileiras: apontamentos sobre software, equipe, manual, tutorial e política | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42962 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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2019_Potencialidades dos repositórios institucionais das universidades federais brasileiras apontamentos sobre software, equipe, manual, tutorial e política.pdf | 415.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
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