Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40637
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dc.creatorLeandro da Conceição Borgespt_BR
dc.creatorAndressa Gonçalves Castropt_BR
dc.creatorDiego Martins Aragão da Silvapt_BR
dc.creatorBruna Beltrão Belinatopt_BR
dc.creatorBarbara Christian Vitiellopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-30T23:11:53Z-
dc.date.available2022-03-30T23:11:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage245pt_BR
dc.citation.epage265pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n2pt_BR
dc.identifier.issn2236-417Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40637-
dc.description.resumoAs universidades federais brasileiras sofreram mudanças substanciais na última década com o projeto de expansão do ensino implantado pelo Governo Federal à época. Com um público crescente, essas mudanças impactaram a demanda por produtos e serviços de informação dessas instituições. Assim, esta pesquisa analisa os apontamentos de software, equipe, manual, tutorial e política das 63 universidades federais presentes no país. Realizado entre os anos de 2017 a 2019, este estudo mapeia essas características nos 49 repositórios institucionais de universidades federais em funcionamento durante as buscas. A pesquisa de caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa apresenta ainda os repositórios numericamente, evidenciando as suas diferenças e similaridades, cujos dados foram registrados e transcritos. Os resultados apontaram que, geograficamente, as regiões Sul e Centro-oeste são as únicas em que todas as universidades federais possuem repositórios institucionais, sendo a política o elemento de maior adesão e o manual o quesito de menor engajamento. Logo, conclui-se que alguns desses critérios são adotados de forma incipiente pelos repositórios, sendo os mesmos encontrados em outros sites de setores ou departamentos das instituições e não nos próprios repositórios. A adesão dessas questões pelas instituições apresentaria assim maior amplitude da democratização do acesso à informação científica, atingindo todos os atores que buscarem informação em seus repositórios institucionais.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em Gestão & Conhecimentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherRepositório institucionalpt_BR
dc.subject.otherAcesso abertopt_BR
dc.subject.otherUniversidades federaispt_BR
dc.subject.otherBrasilpt_BR
dc.titlePotencialidades dos repositórios institucionais das universidades federais brasileiras: apontamentos sobre software, equipe, manual, tutorial e políticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/42962pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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