Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40676
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O evento carnaval como motor da economia criativa: um estudo na capital mineira entre 2015 e 2017
Autor(es): Regina Luiza Saldanha
Carlos Alberto Gonçalves
Resumo: O carnaval é uma festa popular brasileira que atrai milhares de turistas todos os anos. Diante da tentativa do poder público municipal e atores envolvidos em restaurar a cultura do carnaval de Belo Horizonte e transformá-lo em um evento turístico, além do fomento à economia criativa na capital, este trabalho visou investigar a influência da indústria do carnaval na economia de Belo Horizonte, tendo por objetivos específicos identificar a evolução da receita do evento no período de 2015 a 2017 e analisar seu efeito sobre a economia criativa da capital mineira. Para tanto, foi estabelecida a seguinte questão: Qual a influência do carnaval, como economia criativa, na economia de Belo Horizonte? Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram levantados a partir da pesquisa em sítios eletrônicos de órgãos relacionados com a economia criativa. Estudos mostram que a indústria criativa é vista como um fator potencial para o desenvolvimento socioeconômico local e regional no mundo, sendo um gerador de empregos e de riquezas, além de contribuir consideravelmente na expansão de vários países. O carnaval, como atração cultural e turística, se apresenta como evento forte e responsável pela elevação do Produto Interno Bruto cultural e criativo de muitos estados e municípios brasileiros. Em 2016, o carnaval de Belo Horizonte gerou uma receita em torno de R$54,7 milhões de reais. Já em 2017, a receita chegou a R$348 milhões, valor mais de seis vezes maior que o ano anterior, o que leva a inferir que o evento gera um impacto positivo e significativo na economia local. Porém, será que essa economia gerada realmente atinge a todos os atores envolvidos nesse movimento da economia criativa ou fica concentrada no poder público? Qual a valorização oferecida aos atores que promovem a arte e a cultura carnavalesca?
Assunto: Economia Criativa
Carnaval
Belo Horizonte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.2436/20.8070.01.152
URI: http://hdl.handle.net/1843/40676
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7748/6695doi:10.2436/20.8070.01.152
metadata.dc.relation.ispartof: Revista iberoamericana de turismo
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_O evento carnaval como motor da economia criativa-um estudo na capital mineira entre 2015 e 2017.pdf469.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.