Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40676
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dc.creatorRegina Luiza Saldanhapt_BR
dc.creatorCarlos Alberto Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-31T21:29:59Z-
dc.date.available2022-03-31T21:29:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage54pt_BR
dc.citation.epage67pt_BR
dc.identifier.doi10.2436/20.8070.01.152pt_BR
dc.identifier.issn2236-6040pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40676-
dc.description.resumoO carnaval é uma festa popular brasileira que atrai milhares de turistas todos os anos. Diante da tentativa do poder público municipal e atores envolvidos em restaurar a cultura do carnaval de Belo Horizonte e transformá-lo em um evento turístico, além do fomento à economia criativa na capital, este trabalho visou investigar a influência da indústria do carnaval na economia de Belo Horizonte, tendo por objetivos específicos identificar a evolução da receita do evento no período de 2015 a 2017 e analisar seu efeito sobre a economia criativa da capital mineira. Para tanto, foi estabelecida a seguinte questão: Qual a influência do carnaval, como economia criativa, na economia de Belo Horizonte? Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram levantados a partir da pesquisa em sítios eletrônicos de órgãos relacionados com a economia criativa. Estudos mostram que a indústria criativa é vista como um fator potencial para o desenvolvimento socioeconômico local e regional no mundo, sendo um gerador de empregos e de riquezas, além de contribuir consideravelmente na expansão de vários países. O carnaval, como atração cultural e turística, se apresenta como evento forte e responsável pela elevação do Produto Interno Bruto cultural e criativo de muitos estados e municípios brasileiros. Em 2016, o carnaval de Belo Horizonte gerou uma receita em torno de R$54,7 milhões de reais. Já em 2017, a receita chegou a R$348 milhões, valor mais de seis vezes maior que o ano anterior, o que leva a inferir que o evento gera um impacto positivo e significativo na economia local. Porém, será que essa economia gerada realmente atinge a todos os atores envolvidos nesse movimento da economia criativa ou fica concentrada no poder público? Qual a valorização oferecida aos atores que promovem a arte e a cultura carnavalesca?pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista iberoamericana de turismopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherEconomia Criativapt_BR
dc.subject.otherCarnavalpt_BR
dc.subject.otherBelo Horizontept_BR
dc.titleO evento carnaval como motor da economia criativa: um estudo na capital mineira entre 2015 e 2017pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/7748/6695doi:10.2436/20.8070.01.152pt_BR
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