Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/40754
Tipo: Artigo de Evento
Título: Quando o contexto não escolar da casa encontra a ciência escolar: a construção discursiva de relações entre imaginação e ciência em atividades investigativas nos anos iniciais
Autor(es): Elaine Soares França
Danusa Munford
Vanessa Ferraz Almeida Neves
Resumen: Esse trabalho investiga como relações entre ciência e imaginação são discursivamente construídas em uma turma ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. A partir da análise de um evento, que ocorreu no segundo ano da pesquisa e eventos anteriores e posteriores relacionados a ele, evidencia-se como referências ao contexto não-escolar contribuem para o ensino de ciências de forma articulada à imaginação/atividade criadora. Adotamos referenciais teórico-metodológicos que combinam elementos da etnografia em educação e da análise de interações discursivas registradas em vídeo. Os resultados mostram a ocorrência de: i) uma perspectiva de ciências prioritariamente voltada para resultados/produtos da ciência e outra focalizada em procedimentos/processos de construção de conhecimento/práticas; ii) uma forma de atividade criadora relacionada à interação com materiais para investigar fenômenos e outra principalmente ligada à criação de narrativas imaginárias; iii) maior participação e potencialização da atividade criadora quando fala-se sobre o espaço da casa.
Asunto: Educação em ciências
Anos iniciais do ensino fundamental
Etnografia
Infância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40754
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0437-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2017_Quando o contexto não escolar da casa encontra.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.