Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40754
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorElaine Soares Françapt_BR
dc.creatorDanusa Munfordpt_BR
dc.creatorVanessa Ferraz Almeida Nevespt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T22:04:06Z-
dc.date.available2022-04-04T22:04:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40754-
dc.description.resumoEsse trabalho investiga como relações entre ciência e imaginação são discursivamente construídas em uma turma ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. A partir da análise de um evento, que ocorreu no segundo ano da pesquisa e eventos anteriores e posteriores relacionados a ele, evidencia-se como referências ao contexto não-escolar contribuem para o ensino de ciências de forma articulada à imaginação/atividade criadora. Adotamos referenciais teórico-metodológicos que combinam elementos da etnografia em educação e da análise de interações discursivas registradas em vídeo. Os resultados mostram a ocorrência de: i) uma perspectiva de ciências prioritariamente voltada para resultados/produtos da ciência e outra focalizada em procedimentos/processos de construção de conhecimento/práticas; ii) uma forma de atividade criadora relacionada à interação com materiais para investigar fenômenos e outra principalmente ligada à criação de narrativas imaginárias; iii) maior participação e potencialização da atividade criadora quando fala-se sobre o espaço da casa.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherEducação em ciênciaspt_BR
dc.subject.otherAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEtnografiapt_BR
dc.subject.otherInfânciapt_BR
dc.titleQuando o contexto não escolar da casa encontra a ciência escolar: a construção discursiva de relações entre imaginação e ciência em atividades investigativas nos anos iniciaispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0437-1.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_Quando o contexto não escolar da casa encontra.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.