Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40754
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Elaine Soares França | pt_BR |
dc.creator | Danusa Munford | pt_BR |
dc.creator | Vanessa Ferraz Almeida Neves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T22:04:06Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T22:04:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40754 | - |
dc.description.resumo | Esse trabalho investiga como relações entre ciência e imaginação são discursivamente construídas em uma turma ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. A partir da análise de um evento, que ocorreu no segundo ano da pesquisa e eventos anteriores e posteriores relacionados a ele, evidencia-se como referências ao contexto não-escolar contribuem para o ensino de ciências de forma articulada à imaginação/atividade criadora. Adotamos referenciais teórico-metodológicos que combinam elementos da etnografia em educação e da análise de interações discursivas registradas em vídeo. Os resultados mostram a ocorrência de: i) uma perspectiva de ciências prioritariamente voltada para resultados/produtos da ciência e outra focalizada em procedimentos/processos de construção de conhecimento/práticas; ii) uma forma de atividade criadora relacionada à interação com materiais para investigar fenômenos e outra principalmente ligada à criação de narrativas imaginárias; iii) maior participação e potencialização da atividade criadora quando fala-se sobre o espaço da casa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Educação em ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Etnografia | pt_BR |
dc.subject.other | Infância | pt_BR |
dc.title | Quando o contexto não escolar da casa encontra a ciência escolar: a construção discursiva de relações entre imaginação e ciência em atividades investigativas nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0437-1.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_Quando o contexto não escolar da casa encontra.pdf | 1.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.