Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/40759
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A educação no espaço público: a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial. |
Título(s) alternativo(s): | Education in the public space: the civic pedagogy of the minas gerais newspapers in the regency period |
Autor(es): | Marcilaine Soares Inácio Gomes Luciano Mendes de Faria Filho Ilka Miglio de Mesquita |
Resumo: | O artigo tem por objetivo evidenciar, a partir de jornais, o uso do espaço público pelas associações mineiras do período regencial na configuração de um plano de educação, tendo em vista a pedagogia cívica de disciplinar, instruir, civilizar e moralizar. Seus projetos educativos são entendidos como projetos políticos-culturais, definidos na relação com dois fenômenos que estão entrelaçados e são complementares, contudo, distintos: a difusão das Luzes e a configuração de uma esfera pública de poder. |
Assunto: | Associações mineiras Período regencial Jornais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40759 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/46013 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Cadernos de história da educação |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_A educação no espaço público a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial..pdf | 430.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.