Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40759
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A educação no espaço público: a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial.
Título(s) alternativo(s): Education in the public space: the civic pedagogy of the minas gerais newspapers in the regency period
Autor(es): Marcilaine Soares Inácio Gomes
Luciano Mendes de Faria Filho
Ilka Miglio de Mesquita
Resumo: O artigo tem por objetivo evidenciar, a partir de jornais, o uso do espaço público pelas associações mineiras do período regencial na configuração de um plano de educação, tendo em vista a pedagogia cívica de disciplinar, instruir, civilizar e moralizar. Seus projetos educativos são entendidos como projetos políticos-culturais, definidos na relação com dois fenômenos que estão entrelaçados e são complementares, contudo, distintos: a difusão das Luzes e a configuração de uma esfera pública de poder.
Assunto: Associações mineiras
Período regencial
Jornais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40759
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/46013
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de história da educação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_A educação no espaço público a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial..pdf430.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.