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http://hdl.handle.net/1843/40762
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Programa imersão docente: possibilidades e desafios na formação de professores |
Autor(es): | Santer Alvares de Matos Camila Camilozzi Alves da Costa de Albuquerque Aráujo Fabrine Leonard Silva |
Resumen: | O objetivo do presente trabalho é refletir sobre as potencialidades e desafios de uma experiência inovadora de formação docente realizada pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais: o Programa Imersão Docente (PID). O Centro Pedagógico possui, entre outras atribuições, a função de constituir-secomo campo de experimentação de prática inovadora na formação de professores para a Educação Básica.O PIDarticula os desafios do cotidiano escolar com as reflexões teóricas enquanto o futuro professor ainda cursa a licenciatura, propiciando a reflexão sobre o fazer docente. Nesse sentido, o PID corrobora para garantir o acesso à experienciação das rotinas do cotidiano em uma escola de Tempo Integral e Inclusiva em diversos contextos de ensino e aprendizagem. Os licenciandos que participam do PID cumprem jornada formativa escolar de 25 horas semanais, recebendo bolsa da Universidade. Neste período, os professores em formação acompanham o trabalho pedagógico realizado em uma turma, auxiliando docentes de diversos componentes curriculares, com diferentes estratégias metodológicas. Eles também têm a oportunidade de acompanhar a realização de atividades extracurriculares em diferentes tempos: intervalos, refeições, entrada e saída, trabalhos de campo etc. Em dois módulos aula, os licenciandos têm a oportunidade de vivenciar a prática docente, sob orientação de professor qualificado, para um grupo reduzido de estudantes, no Grupo de Trabalho Diferenciado. Ainda, semanalmente, os estudantes possuem momentos de formação, orientação, e participam de reuniões de professores do ano escolar para planejamento geral. Assim, percebemos que o PID tem possibilitado aos licenciandos, ao acompanharem o cotidiano de uma turma, observarem o processo de desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes. Ao mesmo tempo, eles podem trabalhar a acuidade para perceberem habilidades e dificuldades dos estudantes que necessitam ser trabalhadas. Este acompanhamento das turmas traduz-se em desenvolver sensibilidades e potencializar outras aprendizagens que extrapolam aquelas de cunho, exclusivamente, didático-pedagógicos. |
Asunto: | Formação de Professores Imersão Docente Formação Inicial de Professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-102 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40762 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1803 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Brazil journal of developments |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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