Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40762
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DC FieldValueLanguage
dc.creatorSanter Alvares de Matospt_BR
dc.creatorCamila Camilozzi Alves da Costa de Albuquerque Aráujopt_BR
dc.creatorFabrine Leonard Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T22:12:52Z-
dc.date.available2022-04-04T22:12:52Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage5805pt_BR
dc.citation.epage5813pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34117/bjdv5n6-102pt_BR
dc.identifier.issn2525-8761pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40762-
dc.description.resumoO objetivo do presente trabalho é refletir sobre as potencialidades e desafios de uma experiência inovadora de formação docente realizada pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais: o Programa Imersão Docente (PID). O Centro Pedagógico possui, entre outras atribuições, a função de constituir-secomo campo de experimentação de prática inovadora na formação de professores para a Educação Básica.O PIDarticula os desafios do cotidiano escolar com as reflexões teóricas enquanto o futuro professor ainda cursa a licenciatura, propiciando a reflexão sobre o fazer docente. Nesse sentido, o PID corrobora para garantir o acesso à experienciação das rotinas do cotidiano em uma escola de Tempo Integral e Inclusiva em diversos contextos de ensino e aprendizagem. Os licenciandos que participam do PID cumprem jornada formativa escolar de 25 horas semanais, recebendo bolsa da Universidade. Neste período, os professores em formação acompanham o trabalho pedagógico realizado em uma turma, auxiliando docentes de diversos componentes curriculares, com diferentes estratégias metodológicas. Eles também têm a oportunidade de acompanhar a realização de atividades extracurriculares em diferentes tempos: intervalos, refeições, entrada e saída, trabalhos de campo etc. Em dois módulos aula, os licenciandos têm a oportunidade de vivenciar a prática docente, sob orientação de professor qualificado, para um grupo reduzido de estudantes, no Grupo de Trabalho Diferenciado. Ainda, semanalmente, os estudantes possuem momentos de formação, orientação, e participam de reuniões de professores do ano escolar para planejamento geral. Assim, percebemos que o PID tem possibilitado aos licenciandos, ao acompanharem o cotidiano de uma turma, observarem o processo de desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes. Ao mesmo tempo, eles podem trabalhar a acuidade para perceberem habilidades e dificuldades dos estudantes que necessitam ser trabalhadas. Este acompanhamento das turmas traduz-se em desenvolver sensibilidades e potencializar outras aprendizagens que extrapolam aquelas de cunho, exclusivamente, didático-pedagógicos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofBrazil journal of developmentspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherFormação de Professorespt_BR
dc.subject.otherImersão Docentept_BR
dc.subject.otherFormação Inicial de Professorespt_BR
dc.titlePrograma imersão docente: possibilidades e desafios na formação de professorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1803pt_BR
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