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http://hdl.handle.net/1843/40762
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Santer Alvares de Matos | pt_BR |
dc.creator | Camila Camilozzi Alves da Costa de Albuquerque Aráujo | pt_BR |
dc.creator | Fabrine Leonard Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T22:12:52Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T22:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.volume | 5 | pt_BR |
dc.citation.issue | 6 | pt_BR |
dc.citation.spage | 5805 | pt_BR |
dc.citation.epage | 5813 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-102 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-8761 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40762 | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente trabalho é refletir sobre as potencialidades e desafios de uma experiência inovadora de formação docente realizada pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais: o Programa Imersão Docente (PID). O Centro Pedagógico possui, entre outras atribuições, a função de constituir-secomo campo de experimentação de prática inovadora na formação de professores para a Educação Básica.O PIDarticula os desafios do cotidiano escolar com as reflexões teóricas enquanto o futuro professor ainda cursa a licenciatura, propiciando a reflexão sobre o fazer docente. Nesse sentido, o PID corrobora para garantir o acesso à experienciação das rotinas do cotidiano em uma escola de Tempo Integral e Inclusiva em diversos contextos de ensino e aprendizagem. Os licenciandos que participam do PID cumprem jornada formativa escolar de 25 horas semanais, recebendo bolsa da Universidade. Neste período, os professores em formação acompanham o trabalho pedagógico realizado em uma turma, auxiliando docentes de diversos componentes curriculares, com diferentes estratégias metodológicas. Eles também têm a oportunidade de acompanhar a realização de atividades extracurriculares em diferentes tempos: intervalos, refeições, entrada e saída, trabalhos de campo etc. Em dois módulos aula, os licenciandos têm a oportunidade de vivenciar a prática docente, sob orientação de professor qualificado, para um grupo reduzido de estudantes, no Grupo de Trabalho Diferenciado. Ainda, semanalmente, os estudantes possuem momentos de formação, orientação, e participam de reuniões de professores do ano escolar para planejamento geral. Assim, percebemos que o PID tem possibilitado aos licenciandos, ao acompanharem o cotidiano de uma turma, observarem o processo de desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes. Ao mesmo tempo, eles podem trabalhar a acuidade para perceberem habilidades e dificuldades dos estudantes que necessitam ser trabalhadas. Este acompanhamento das turmas traduz-se em desenvolver sensibilidades e potencializar outras aprendizagens que extrapolam aquelas de cunho, exclusivamente, didático-pedagógicos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Brazil journal of developments | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject.other | Imersão Docente | pt_BR |
dc.subject.other | Formação Inicial de Professores | pt_BR |
dc.title | Programa imersão docente: possibilidades e desafios na formação de professores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/1803 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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