Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luana Carla Martins Campos Akinrulipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9953266134142337pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Cristina Nogueira Honório Rodriguespt_BR
dc.creatorElisane dos Santos Gomespt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T17:00:16Z-
dc.date.available2022-04-05T17:00:16Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40791-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema geral a Educação Integral, na abordagem de seus avanços e desafios, utilizando como objeto de estudo o caso do Polo de Educação Integral da Fundação Educacional Caio Martins. Este trabalho abordará a trajetória da Política de Educação Integral no Brasil, bem como suas experiências ao longo da história, a metodologia acerca da concepção dos Polos de Educação Integral e sua implantação. Pesquisas bibliográficas, documentos internos, pesquisa qualitativa, além das nossas vivências como parte da equipe que participou das discussões em torno desta temática em Minas Gerais, foram utilizadas como fontes de informação. A constituição desta política no Brasil vem se conformando desde a década de 1930, passando por idealizadores como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire e vários outros, porém, apesar dos avanços em torno da temática, principalmente no que se refere à legislação brasileira, percebemos que, atualmente, tal política se constitui, não raras vezes, como de governo, e não de Estado. Ademais, a falta de investimento e estrutura impedem a oferta de uma educação integral de qualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectPolos de educação integralpt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectFundação Caio Martinspt_BR
dc.titleAvanços e desafios da educação integral : experiência dos polos de educação integral em Minas Geraispt_BR
dc.title.alternativeAdvances and challenges of full education : experience of the Poles of Integral Education in Minas Geraispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.