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http://hdl.handle.net/1843/40825
Tipo: | Dissertação |
Título: | Revisitando Souza and Dias (2018) – considerações sobre o ensino de leitura em inglês como L2 a partir de um estudo experimental sobre o reconhecimento visual de palavras: questões para o estudo psicolinguístico do reconhecimento visual de palavras por bilíngues |
Autor(es): | Eduardo Moreira Dias |
Primeiro Orientador: | Ricardo Augusto de Souza |
Primeiro membro da banca : | Luciana Lucente |
Segundo membro da banca: | Amanda Post da Silveira |
Resumo: | Fully understanding the early processes involved in visual word recognition is not an easy feat. One of the main issues in this field of research is the role of sound in reading (Pollatsek et al., 2015; Rastle & Brysbaert, 2006). Importantly, theories of visual word recognition and reading in general have been heavily informed and, perhaps, biased toward results coming from research done with monolinguals of English (Randall, 2007). When one takes into account the intricacies inherent to bilingualism, new methodological issues arise. In that regard, Souza and Dias (2018) have recently reported findings from two lexical decision tasks with monolinguals of Brazilian Portuguese and Brazilian Portuguese – English bilinguals that corroborate a dual-route theory of visual word recognition. In the present study, I try to develop a discussion of the findings reported by Souza and Dias (2018) based on a review of the literature on visual word recognition. Finally, informed by the literature, I consider some aspects that might need attention in future experimental research. |
Abstract: | Compreender plenamente os processos iniciais envolvidos no reconhecimento visual de palavras não é uma tarefa fácil. Uma das principais questões neste campo de pesquisa é o papel do som no processo da leitura (Pollatsek et al., 2015; Rastle & Brysbaert, 2006). Teorias sobre o reconhecimento visual de palavras e a leitura em geral têm sido bastante informadas e, provavelmente, enviesadas por resultados provenientes de pesquisas feitas com monolíngues do inglês (Randall, 2007). Nesse sentido, quando considerações sobre pesquisas em bilinguismo são contempladas, novas questões metodológicas surgem. A esse respeito, Souza e Dias (2018) relataram recentemente resultados de duas tarefas de decisão lexical com monolíngues do português brasileiro e bilíngues do par português brasileiro - inglês que corroboram teorias da dupla rota para o reconhecimento visual de palavras. No presente estudo, eu procuro desenvolver uma discussão sobre os achados relatados por Souza e Dias (2018) a partir de uma revisão da literatura sobre reconhecimento visual de palavras. Finalmente, informado pela literatura, considero alguns aspectos que podem requerer atenção em pesquisas experimentais futuras. |
Assunto: | Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros Bilinguismo Aquisição da segunda linguagem Língua inglesa – Métodos de ensino Linguística – Processamento de dados |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40825 |
Data do documento: | 30-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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