Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40825
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ricardo Augusto de Souzapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038438725381698pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Lucentept_BR
dc.contributor.referee2Amanda Post da Silveirapt_BR
dc.creatorEduardo Moreira Diaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9582837930873174pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-06T17:03:41Z-
dc.date.available2022-04-06T17:03:41Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40825-
dc.description.abstractCompreender plenamente os processos iniciais envolvidos no reconhecimento visual de palavras não é uma tarefa fácil. Uma das principais questões neste campo de pesquisa é o papel do som no processo da leitura (Pollatsek et al., 2015; Rastle & Brysbaert, 2006). Teorias sobre o reconhecimento visual de palavras e a leitura em geral têm sido bastante informadas e, provavelmente, enviesadas por resultados provenientes de pesquisas feitas com monolíngues do inglês (Randall, 2007). Nesse sentido, quando considerações sobre pesquisas em bilinguismo são contempladas, novas questões metodológicas surgem. A esse respeito, Souza e Dias (2018) relataram recentemente resultados de duas tarefas de decisão lexical com monolíngues do português brasileiro e bilíngues do par português brasileiro - inglês que corroboram teorias da dupla rota para o reconhecimento visual de palavras. No presente estudo, eu procuro desenvolver uma discussão sobre os achados relatados por Souza e Dias (2018) a partir de uma revisão da literatura sobre reconhecimento visual de palavras. Finalmente, informado pela literatura, considero alguns aspectos que podem requerer atenção em pesquisas experimentais futuras.pt_BR
dc.description.resumoFully understanding the early processes involved in visual word recognition is not an easy feat. One of the main issues in this field of research is the role of sound in reading (Pollatsek et al., 2015; Rastle & Brysbaert, 2006). Importantly, theories of visual word recognition and reading in general have been heavily informed and, perhaps, biased toward results coming from research done with monolinguals of English (Randall, 2007). When one takes into account the intricacies inherent to bilingualism, new methodological issues arise. In that regard, Souza and Dias (2018) have recently reported findings from two lexical decision tasks with monolinguals of Brazilian Portuguese and Brazilian Portuguese – English bilinguals that corroborate a dual-route theory of visual word recognition. In the present study, I try to develop a discussion of the findings reported by Souza and Dias (2018) based on a review of the literature on visual word recognition. Finally, informed by the literature, I consider some aspects that might need attention in future experimental research.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisual word recognitionpt_BR
dc.subjectLexical Decisionpt_BR
dc.subjectMasked phonological primingpt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherBilinguismopt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherLinguística – Processamento de dadospt_BR
dc.titleRevisitando Souza and Dias (2018) – considerações sobre o ensino de leitura em inglês como L2 a partir de um estudo experimental sobre o reconhecimento visual de palavras: questões para o estudo psicolinguístico do reconhecimento visual de palavras por bilínguespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-0920-2464pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Revisitando Souza and Dias (2018) – Considerações sobre o Ensino de Leitura em Inglês como L2 a partir de um Estudo Experimental sobre o Reconhecimento Visu.pdfComo solicitado, tentei copiar o título do trabalho no nome do arquivo, mas, infelizmente, não foi possível digitar o título completo, porque há um limite de caracteres.991.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.