Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40838
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O ensino da vírgula em livros didáticos de Língua Portuguesa: prescrição gramatical ou análise linguística?
Título(s) alternativo(s): The teaching of comma in Portuguese language textbooks: grammatical prescription or linguistic analysis?
Autor(es): Junia dos Santos Cruz
Primeiro Orientador: Jairo Venício Carvalhais
Primeiro membro da banca : Luciano Magnoni Tocaia
Segundo membro da banca: Ricardo José Alves
Resumo: Na educação básica brasileira, sobretudo na rede pública de ensino, diferentes avaliações sistêmicas evidenciam a notória defasagem dos estudantes em práticas de leitura e de escrita ao final do 3º Ciclo do Ensino Fundamental. Dentre as dificuldades apontadas, destaca-se a inabilidade quanto ao uso dos sinais de pontuação em produções textuais escritas, sendo o emprego da vírgula o problema mais comum entre os discentes. Levando em conta esses apontamentos e, sobretudo, a ideia de que a vírgula é um importante mecanismo linguístico de construção de efeitos de sentido, o presente trabalho objetivou investigar a maneira como esse recurso linguageiro é abordado em duas coleções didáticas do Ensino Fundamental II, aprovadas no Programa Nacional do Livro didático (PNLD), após as orientações implementadas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). As coleções intitulam-se, respectivamente: (i) Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi, e (ii) Tecendo linguagens: língua portuguesa, de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo. A investigação realizada levou em consideração aspectos relacionados ao eixo didático da análise linguística/semiótica, conforme proposta da BNCC, fundamentando-se em diferentes trabalhos teóricos, com ênfase em Bagno (2014, 2015), Leal e Guimarães (2002), Marcuschi (2008), Mendonça (2020 [2006]), Moretto e Feitosa (2019). Do ponto de vista metodológico, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, de natureza qualitativa e de abordagem interpretativista dos dados, tendo como foco de investigação perguntas presentes em livros didáticos de 8º e 9º anos. Após a análise, os resultados apontam que, apesar de os autores se propuserem a produzir um material didático de acordo com as orientações da BNCC, a vírgula, em especial, não é abordada como recurso efetivo de análise linguística a favor da coesão textual e/ou de diferentes efeitos de sentido nos textos em que aparece. Tal fato demonstra que tanto a teoria sobre esse tema quanto os exercícios apresentados nas coleções investigadas continuam, em larga medida, baseando-se em conceitos prescritivos da Gramática normativa, com pouca ênfase em atividades de reflexão sobre a funcionalidade da vírgula na língua em uso nos diferentes gêneros textuais que circulam socialmente.
Abstract: In Brazilian basic education, especially in the public school system, different systemic assessments show the notorious gap of students in reading and writing practices at the end of the 3rd cycle of elementary school. Among the difficulties pointed out, the inability to use punctuation marks in written textual productions stands out, with the use of comma being the most common problem among students. Taking these notes into account and, above all, the idea that the comma is an important linguistic mechanism for the construction of meaning effects, this study aimed to investigate how this language resource is approached in two approved teaching collections of Elementary School II, in the National Textbook Program (PNLD), following the guidelines implemented by the Common National Curriculum Base (BNCC). The collections are entitled, respectively: (i) Connects in language: reading, text production and language, by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi, and (ii) Weaving languages: Portuguese language, by Tania Amaral Oliveira and Lucy Aparecida Melo Araújo. The investigation carried out took into account aspects related to the didactic axis of linguistic/semiotic analysis, as proposed by the BNCC, based on different theoretical works, with emphasis on Bagno (2014, 2015), Leal and Guimarães (2002), Marcuschi (2008), Mendonça (2020 [2006]), Moretto and Feitosa (2019). From a methodological point of view, this study is characterized as a documentary research, qualitative in nature and with an interpretive approach to data, focusing on questions present in 8th and 9th grade textbooks. After the analysis, the results indicate that, although the authors propose to produce teaching material in accordance with the BNCC guidelines, the comma, in particular, is not approached as an effective resource for linguistic analysis in favor of textual cohesion and/ or of different meaning effects in the texts in which it appears. This fact demonstrates that both the theory on this topic and the exercises presented in the investigated collections continue, to a large extent, based on prescriptive concepts of normative grammar, with little emphasis on reflection activities on the functionality of the comma in the language in use in the different textual genres that circulate socially.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Língua portuguesa – Gramática
Livros didáticos – Avaliação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/40838
Data do documento: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO FINAL JUNIA CORRIGIDA EM FEVEREIRO.pdfTCC PROLEITURA2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons