Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/40879
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Portfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitais |
Autor(es): | Maria Conceição Dos Reis Rosa |
primer Tutor: | Patrícia Barros Soares Batista |
primer miembro del tribunal : | Leandra de Castro Gonzaga Figueiró |
Resumen: | O presente trabalho reúne as sequências didáticas trabalhadas com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de desenvolver e trabalhar com os mesmos vários conceitos importantes para o desenvolvimento sócio afetivo, motor, raciocínio lógico, linguagem oral e escrita, dentre outros. Foram trabalhadas 5 Sequências Didáticas, cada uma com um tema e abordagem única, buscando sempre estimular os alunos da melhor forma possível. Aliando sempre a tecnologia à educação, esse trabalho mostra formas lúdicas do modo de ensino aprendizagem que podem ser amplamente trabalhadas em sala de aula, visando sempre o melhor aproveitamento possível. São utilizados jogos, livros virtuais, histórias, vídeos, HQ’s, através de aplicativos e plataformas como o YouTube, Filmora, Toondoo, G Compris Educational Software, Muan, dentre outras. Através de tais métodos foi possível potencializar o saber do aluno aliando tecnologia ao interesse pela aprendizagem, propiciando o saber fazer do aluno através de práticas desafiadoras e inovadoras que vieram para complementar o trabalho do professor. Através da aplicação das sequências didáticas, tendo como ferramenta as interações através da tecnologia, promove o aluno tornando-o protagonista de sua experiência pedagógica. Esse deixando de ser apenas receptor. |
Abstract: | The present work gathers as didactic sequences carried out with students of Infantile and Elementary Education, an end of development and work with the same important concepts for the affective, motor, logical reasoning, oral and written language, among others. Five didactic sequences were worked out, each with a unique theme and approach, always seeking to stimulate students in the best possible way. Always combining technology with education, this work shows playful forms of teaching that can be easily worked in the classroom, using always or best possible use. Games, virtual books, stories, videos, comics are used through applications and platforms such as YouTube, Filmora, Toondoo, G Compris Educational Software, Muan, among others. Through such methods it was possible to enhance or learn the student by combining technology with the interest in learning, providing or knowing how to make students through challenging and innovative practices that came to complement the work of the teacher. Through the application of didactic sequences, using interactions through technology as a tool, promoting the student the protagonist of his pedagogical experience. That ceasing to be just a receiver. |
Asunto: | Educação básica - Tecnologias digitais Educação básica - Sequências didáticas - Material didático Ensino-aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40879 |
Fecha del documento: | 30-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_MARIA_CONCEICAO_FINAL_OK_11_novembro (FORMATADO).pdf | 790.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.