Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Patrícia Barros Soares Batistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7131069315861278pt_BR
dc.contributor.referee1Leandra de Castro Gonzaga Figueirópt_BR
dc.creatorMaria Conceição Dos Reis Rosapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-07T14:03:09Z-
dc.date.available2022-04-07T14:03:09Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40879-
dc.description.abstractThe present work gathers as didactic sequences carried out with students of Infantile and Elementary Education, an end of development and work with the same important concepts for the affective, motor, logical reasoning, oral and written language, among others. Five didactic sequences were worked out, each with a unique theme and approach, always seeking to stimulate students in the best possible way. Always combining technology with education, this work shows playful forms of teaching that can be easily worked in the classroom, using always or best possible use. Games, virtual books, stories, videos, comics are used through applications and platforms such as YouTube, Filmora, Toondoo, G Compris Educational Software, Muan, among others. Through such methods it was possible to enhance or learn the student by combining technology with the interest in learning, providing or knowing how to make students through challenging and innovative practices that came to complement the work of the teacher. Through the application of didactic sequences, using interactions through technology as a tool, promoting the student the protagonist of his pedagogical experience. That ceasing to be just a receiver.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho reúne as sequências didáticas trabalhadas com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de desenvolver e trabalhar com os mesmos vários conceitos importantes para o desenvolvimento sócio afetivo, motor, raciocínio lógico, linguagem oral e escrita, dentre outros. Foram trabalhadas 5 Sequências Didáticas, cada uma com um tema e abordagem única, buscando sempre estimular os alunos da melhor forma possível. Aliando sempre a tecnologia à educação, esse trabalho mostra formas lúdicas do modo de ensino aprendizagem que podem ser amplamente trabalhadas em sala de aula, visando sempre o melhor aproveitamento possível. São utilizados jogos, livros virtuais, histórias, vídeos, HQ’s, através de aplicativos e plataformas como o YouTube, Filmora, Toondoo, G Compris Educational Software, Muan, dentre outras. Através de tais métodos foi possível potencializar o saber do aluno aliando tecnologia ao interesse pela aprendizagem, propiciando o saber fazer do aluno através de práticas desafiadoras e inovadoras que vieram para complementar o trabalho do professor. Através da aplicação das sequências didáticas, tendo como ferramenta as interações através da tecnologia, promove o aluno tornando-o protagonista de sua experiência pedagógica. Esse deixando de ser apenas receptor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação básica - Tecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherEducação básica - Sequências didáticas - Material didáticopt_BR
dc.subject.otherEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titlePortfólio de sequências didáticas utilizando as tecnologias digitaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MARIA_CONCEICAO_FINAL_OK_11_novembro (FORMATADO).pdf790.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.