Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40881
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Educação infantil e tecnologias digitais: novos desafios e oportunidades
Autor(es): Cíntia Rafaela de Almeida Silva Carques
Primeiro Orientador: Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
Primeiro membro da banca : Ana Rafaela Correia Ferreira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar cinco sequências didáticas elaboradas ao longo do curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, ofertado pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de explicitar um pouco da minha trajetória na área da educação e como as tecnologias aprendidas e apreendidas no curso têm impactado minhas atividades profissionais. As sequências didáticas abordam diversos temas e poderão auxiliar a docência na Educação Infantil, abrangendo as crianças da faixa etária de um a cinco anos. Entre os temas abordados estão: Influência da tecnologia, Contos de fada, Meio ambiente, Música, Cores e formas. Buscou-se utilizar uma linguagem acessível e propor atividades lúdicas para contemplar as crianças e sugerir inovação para o ensino no ambiente escolar. Com as ferramentas tecnológicas digitais que foram propostas em cada uma das sequências didáticas, foi possível não só colocar em prática os conhecimentos obtidos em cada disciplina da pós-graduação, mas aprender de forma divertida, sentir prazer e ao mesmo tempo motivação em compartilhar esses conhecimentos.
Abstract: The present work aims to present five didactic sequences elaborated during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, offered by the Federal University of Minas Gerais, besides explaining a little of my trajectory in the area of education and how the technologies learnt and understood during the course have impacted my professional activities. The didactic sequences address several themes and may assist teaching in the Preschool Education, comprising children aged one to five years old. Among the topics worked up are: The Influence of technology, Fairy tales, Environment, Music, Colors and shapes. We sought to use accessible language and propose ludic activities to contemplate children and suggest innovation for teaching in the school environment. With the digital technological tools that were proposed in each of the didactic sequences, it was possible not only to put into practice the knowledge obtained in each postgraduate discipline, but to learn, in a funny way, to feel pleasure and at the same time be motivated to share this knowledge.
Assunto: Educação infantil - Tecnologia educacional
Educação infantil - Sequências didáticas - Material didático
Prática docente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40881
Data do documento: 12-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação infantil e tecnologias digitais-novos desafios e oportunidades.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.