Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/40885
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Participação doméstica de crianças e adolescentes com TDAH: uma revisão sistemática da literatura
Título(s) alternativo(s): Household task participation of children and adolescentes with ADHD: a systematic review
Autor(es): Camila Guimarães Mendes
Marisa Cotta Mancini
Débora Marques Miranda
Resumen: Introdução: No Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, a identificação de prejuízos funcionais no contexto domiciliar é um elemento importante para o diagnóstico. Objetivo: Avaliar o conhecimento científico acerca da participação doméstica de crianças e adolescentes com déficit de atenção com hiperatividade e implicações para a prática clínica. Método: Revisão sistemática com as palavras-chave/descritores, “attention deficit disorder with hyperactivity”, “ADHD”, “household chores” e “household task” no PubMed e Scopus. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos originais, em inglês, amostra composta por crianças e adolescentes com o diagnóstico de TDAH, com idade entre 6 e 17 anos e artigos disponíveis em suas versões completas. Resultados: A busca resultou em 43 estudos, sendo apenas quatro incluídos. A partir da análise dos artigos foi possível constatar que crianças com déficit de atenção com hiperatividade desempenham tarefas de modo semelhante ao de crianças com desenvolvimento típico, todavia crianças com TDAH recebem mais assistência pelos cuidadores quando comparadas a seus pares. A idade, sexo, irmão mais velho e a importância atribuída pelos pais parecem estar associados ao aumento no desempenho das tarefas, enquanto os sintomas de oposição, ter o diagnóstico de TDAH e o nível de estresse dos pais, ao aumento da assistência pelos cuidadores. Conclusão: São poucos os estudos envolvendo crianças com déficit de atenção com hiperatividade, e não é possível a generalização dos achados. Investigações futuras sobre outros fatores do ambiente domiciliar são necessárias para ampliar o conhecimento sobre a participação dessa população e nortear intervenções para a prática clínica.
Abstract: Introduction: In the Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD), the identification of functional impairments in home context is an important feature for the diagnosis. Objective: To evaluate the scientific knowledge regarding household participation of children with attention deficit with hyperactivity and implications for clinical practice. Method: A systematic review was performed using the keywords: “attention deficit disorder with hyperactivity”, “ADHD”, “household chores” and “household task” at PUBMED and SCOPUS. The inclusion criteria adopted were: original articles, in English, studied population composed of children and adolescents with attention deficit hyperactivity disorder, 6 to 17 years old, and articles available in their complete versions. Results: The search resulted in 43 articles, and only four studies were included. From the analysis of the articles, it was verified that children with attention deficit hyperactivity disorder perform tasks similar to children with typical development. However, children with ADHD receive more assistance of caregivers than their peers. Age, gender, presence of older sibling, and the importance attributed by parents seem to be associated with increased task Participação doméstica de crianças e adolescentes com TDAH: uma revisão sistemática da literaturaCamila Guimarães Mendesa, Marisa Cotta Mancinib, Débora Marques MirandacaUniversidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.bDepartamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil.cDepartamento de Pediatria, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. performance, while oppositional symptoms, diagnosis of attention deficit hyperactivity disorder, and parental stress level seem to be associated with increased care from caregivers. Conclusion: Few studies evaluated household chores participation of children with attention deficit hyperactivity disorder and the findings cannot be generalized. Future investigations about other factors of home environment still need to improve the knowledge about the participation of this population and then to guide interventions in clinical practice.
Asunto: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Crianças
Revisão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAR1184
URI: http://hdl.handle.net/1843/40885
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1974
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Participacao domestica de criancas e adolescentes com TDAH.pdf830.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.