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dc.creatorAndré Luiz Mendes Athaydept_BR
dc.creatorTelma Regina da Costa Guimarães Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-13T15:48:48Z-
dc.date.available2022-04-13T15:48:48Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume30pt_BR
dc.citation.issue73pt_BR
dc.citation.spage224pt_BR
dc.citation.epage253pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5724pt_BR
dc.identifier.issn1984-932Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41021-
dc.description.abstractThis paper deals with an important program of the Brazilian federal government. The evaluation of public policies and programs has been identified in the literature as capable of developing governmental interventions and controlling their implementation. This recent experience of the internationalization of higher education in Brazil, demonstrated by the program described herein, despite presenting potential benefits, also points out deficiencies that need to be resolved. The results of this study, which obviously cannot be generalized to all benefits already distributed in Brazil, have shown the successful processes, as well as occasional failures, of the Programa Ciência sem Fronteiras [Science without Borders Program]. Although presenting typical limitations of qualitative studies, such as the reduced degree of reproducibility, this study stimulates the reflection and need for further studies on internationalization of higher education public programs in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo trata da avaliação de um expressivo programa do governo federal: Ciência sem Fronteiras. A avaliação de políticas e programas públicos tem sido apontada pela literatura como capaz de subsidiar a formulação de intervenções governamentais e o controle de sua execução. Essa experiência recente de internacionalização do ensino superior no Brasil, manifestada pelo referido programa, apesar de apresentar benefícios potenciais, também aponta deficiências que precisam ser solucionadas. Os resultados deste estudo, que não podem, obviamente, ser generalizados para todas as bolsas já distribuídas no Brasil, mostraram processos bem-sucedidos do Programa Ciência sem Fronteiras, assim como algumas falhas pontuais. Mesmo apresentando limitantes típicos de estudos de abordagem qualitativa, como o reduzido grau de reprodutibilidade, a presente pesquisa estimula a reflexão com respeito aos programas públicos de internacionalização do ensino superior no Brasil e o aprofundamento do tema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPrograma Governamentalpt_BR
dc.subject.otherTransparência na administração públicapt_BR
dc.subject.otherProgramas de intercâmbio de estudantespt_BR
dc.titleAvaliação de programas governamentais: Ciência sem Fronteiras em focopt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of governmental programs: Ciência sem Fronteiras in focuspt_BR
dc.title.alternativeEvaluación de programas gubernamentales: enfoque en Ciência sem Fronteiraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/5724pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2109-2130pt_BR
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