Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41140
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosane Cassia Santos e Campospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0958728943863664pt_BR
dc.contributor.referee1Francis Arthuso Paivapt_BR
dc.contributor.referee2Ivanete Bernardino Soarespt_BR
dc.contributor.referee3Tania Margarida Lima Costapt_BR
dc.creatorAilton Alves Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T17:53:35Z-
dc.date.available2022-04-25T17:53:35Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41140-
dc.description.resumoO ensino da língua portuguesa é hoje, para qualquer profissional, um grande desafio a ser enfrentado: ensinar pelos métodos tradicionais – gramática desvinculada do texto, mas referendado por estudantes e famílias - ou partir para um novo viés, fazendo com que o estudante interaja e construa seu saber partindo de seu pragmatismo, mas tendo acesso a outras possibilidades de interação com a língua escrita, que lhe proporcionem adquirir conhecimento através da prática (construcionismo). Certo é que o tradicionalismo não tem atendido a nenhum dos atores que participam do processo ensino x aprendizagem – encontra-se perdido; um verdadeiro faz de conta. Isto posto, este trabalho propõe a busca por este elo, refletindo sobre a seguinte questão: como ensinar as normas da língua portuguesa a partir das dificuldades apresentadas pelos estudantes em suas produções de texto de tipologia narrativa, de forma que consigam empregar os conceitos gramaticais na correção de seus textos, além do seu uso pleno? Possibilitar aos estudantes maturidade linguística no uso da língua portuguesa, conforme o ano escolar que estejam cursando, é fundamental. Para tal, usou-se como estratégia o construcionismo – por meio do qual o estudante foi estimulado à produção escrita, como também a entender o processo da sua construção textual e das fragilidades em seu texto. Os sujeitos desta pesquisa constituiram-se pelos protagonistas das 3 turmas de 7º ano (docente / discentes) da Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira, da RME de Belo Horizonte e 2 turmas de 6º ano do Centro Pedagógico da UFMG; todas as turmas citadas foram acompanhadas em 2018 e 2019. Por ora, conseguimos estabelecer um elo comunicativo com os estudantes, o que resultou em uma melhor compreensão das atividades propostas e, por conseguinte, em um retorno mais assertivo de nossas práticas. Como marco teórico escolheram-se os autores Marcos Bagno (2001, 2003, 2005 e 2007), Maria Helena de Moura Neves (2003), et al.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutra Agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectDesafiopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherLíngua Portuguesa - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherGramáticapt_BR
dc.title“Vai estudar, menino!": o ensino da Língua Portuguesa a partir de construções textuais de tipologia narrativapt_BR
dc.title.alternative"GO STUDY BOY!" TEACHING THE PORTUGUESE LANGUAGE FROM TEXTUAL CONSTRUCTIONS OF NARRATIVE TYPOLOGYpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-3750-9252pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC FINAL.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons