Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rosane Cassia Santos e Campos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0958728943863664 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Francis Arthuso Paiva | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ivanete Bernardino Soares | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Tania Margarida Lima Costa | pt_BR |
dc.creator | Ailton Alves Guimarães | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T17:53:35Z | - |
dc.date.available | 2022-04-25T17:53:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41140 | - |
dc.description.resumo | O ensino da língua portuguesa é hoje, para qualquer profissional, um grande desafio a ser enfrentado: ensinar pelos métodos tradicionais – gramática desvinculada do texto, mas referendado por estudantes e famílias - ou partir para um novo viés, fazendo com que o estudante interaja e construa seu saber partindo de seu pragmatismo, mas tendo acesso a outras possibilidades de interação com a língua escrita, que lhe proporcionem adquirir conhecimento através da prática (construcionismo). Certo é que o tradicionalismo não tem atendido a nenhum dos atores que participam do processo ensino x aprendizagem – encontra-se perdido; um verdadeiro faz de conta. Isto posto, este trabalho propõe a busca por este elo, refletindo sobre a seguinte questão: como ensinar as normas da língua portuguesa a partir das dificuldades apresentadas pelos estudantes em suas produções de texto de tipologia narrativa, de forma que consigam empregar os conceitos gramaticais na correção de seus textos, além do seu uso pleno? Possibilitar aos estudantes maturidade linguística no uso da língua portuguesa, conforme o ano escolar que estejam cursando, é fundamental. Para tal, usou-se como estratégia o construcionismo – por meio do qual o estudante foi estimulado à produção escrita, como também a entender o processo da sua construção textual e das fragilidades em seu texto. Os sujeitos desta pesquisa constituiram-se pelos protagonistas das 3 turmas de 7º ano (docente / discentes) da Escola Municipal Monsenhor Artur de Oliveira, da RME de Belo Horizonte e 2 turmas de 6º ano do Centro Pedagógico da UFMG; todas as turmas citadas foram acompanhadas em 2018 e 2019. Por ora, conseguimos estabelecer um elo comunicativo com os estudantes, o que resultou em uma melhor compreensão das atividades propostas e, por conseguinte, em um retorno mais assertivo de nossas práticas. Como marco teórico escolheram-se os autores Marcos Bagno (2001, 2003, 2005 e 2007), Maria Helena de Moura Neves (2003), et al. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outra Agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Texto | pt_BR |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Desafio | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Língua Portuguesa - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Gramática | pt_BR |
dc.title | “Vai estudar, menino!": o ensino da Língua Portuguesa a partir de construções textuais de tipologia narrativa | pt_BR |
dc.title.alternative | "GO STUDY BOY!" TEACHING THE PORTUGUESE LANGUAGE FROM TEXTUAL CONSTRUCTIONS OF NARRATIVE TYPOLOGY | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-3750-9252 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License