Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41185
Type: Artigo de Evento
Title: A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática: contribuições da metodologia NEPSO
Authors: Aliene Araújo Villaça
Ruana Priscila da Silva Brito
Abstract: Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do trabalho desenvolvido pelo Polo de Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), em parceria com o Projeto de Correção de Fluxo 2° Ciclo – Entrelaçando – criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Destacaremos aqui as ações pedagógicas voltadas para o ensino e a aprendizagem de matemática, oportunizadas pela utilização da metodologia do NEPSO (que propõe a elaboração e o desenvolvimento de pesquisas de opinião por estudantes da Educação Básica), em especial, aquelas ações relacionadas ao tratamento da informação. Nossa reflexão apontou que, por meio do trabalho com o NEPSO, tanto estudantes quanto professores não só passam a mobilizar com mais intimidade conceitos e procedimentos da matemática escolar previstos no projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e nas Proposições Curriculares Nacionais, mas também se apropriam de práticas de numeramento/letramento, ampliando suas possibilidades de leitura do mundo.
Subject: NEPSO
Educação Matemática
Pesquisa de opinião
Práticas de Numeramento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41185
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7506_4133_ID.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Educação matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.