Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/41199
Tipo: Artigo de Evento
Título: Para Além dos Números: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais Acerca da Ética Profissional
Autor(es): Hudson Júnio Menezes de Andrade
Bruna Camargos Avelino
Resumen: O estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores, investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, a presente pesquisa teve o foco na academia, espaço onde os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A amostra utilizada foi a não probabilística por acessibilidade ou conveniência. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que a maior parte dos respondentes tem conhecimento sobre o Código de Ética Profissional do Contabilista, ainda que não o tenham lido em sua totalidade. A pesquisa constatou as dificuldades da prática integral do Código de Ética do Contabilista, pois outros fatores influenciam a conduta profissional, como a família. No que se refere ao trabalho da ética profissional em sala de aula, a maioria dos professores procura abordar a temática associando-a a assuntos reais. Finalmente, os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram da presente pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar.
Asunto: Ética no Ensino
Ética Docente
Ciências Contábeis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41199
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://congressousp.fipecafi.org/anais/17UspInternational/ArtigosDownload/7.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Usp de Iniciação Científica em Contabilidade
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2017_Para Além dos Números- a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de.pdf530.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.