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http://hdl.handle.net/1843/41199
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Hudson Júnio Menezes de Andrade | pt_BR |
dc.creator | Bruna Camargos Avelino | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T21:40:52Z | - |
dc.date.available | 2022-04-27T21:40:52Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41199 | - |
dc.description.resumo | O estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores, investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, a presente pesquisa teve o foco na academia, espaço onde os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A amostra utilizada foi a não probabilística por acessibilidade ou conveniência. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que a maior parte dos respondentes tem conhecimento sobre o Código de Ética Profissional do Contabilista, ainda que não o tenham lido em sua totalidade. A pesquisa constatou as dificuldades da prática integral do Código de Ética do Contabilista, pois outros fatores influenciam a conduta profissional, como a família. No que se refere ao trabalho da ética profissional em sala de aula, a maioria dos professores procura abordar a temática associando-a a assuntos reais. Finalmente, os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram da presente pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Usp de Iniciação Científica em Contabilidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Ética no Ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ética Docente | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.title | Para Além dos Números: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais Acerca da Ética Profissional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://congressousp.fipecafi.org/anais/17UspInternational/ArtigosDownload/7.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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2017_Para Além dos Números- a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de.pdf | 530.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
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