Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41199
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dc.creatorHudson Júnio Menezes de Andradept_BR
dc.creatorBruna Camargos Avelinopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T21:40:52Z-
dc.date.available2022-04-27T21:40:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41199-
dc.description.resumoO estudo da ética é um tema relevante na conduta profissional. Na Contabilidade, uma conduta pautada pela isenção e transparência auxilia no fornecimento de informações fidedignas para a tomada de decisões de gestores, investidores das esferas públicas e privadas. Diante da importância da postura ética no exercício profissional do contador, a presente pesquisa teve o foco na academia, espaço onde os profissionais de Contabilidade têm formação teórica, prática e também ética. Nesse contexto, o estudo objetivou identificar a percepção dos docentes de uma Instituição de Ensino Superior de Minas Gerais acerca da ética e como esses educadores trabalham a temática em sala de aula com os alunos de graduação. A metodologia aplicada foi uma pesquisa descritiva, realizada por meio da aplicação de questionários junto aos docentes componentes da amostra no mês de setembro de 2016. A amostra utilizada foi a não probabilística por acessibilidade ou conveniência. A partir dos dados coletados, foi possível verificar que a maior parte dos respondentes tem conhecimento sobre o Código de Ética Profissional do Contabilista, ainda que não o tenham lido em sua totalidade. A pesquisa constatou as dificuldades da prática integral do Código de Ética do Contabilista, pois outros fatores influenciam a conduta profissional, como a família. No que se refere ao trabalho da ética profissional em sala de aula, a maioria dos professores procura abordar a temática associando-a a assuntos reais. Finalmente, os docentes da Instituição de Ensino Superior que participaram da presente pesquisa defendem que a discussão da ética no ambiente acadêmico é de relevância substancial, mas que não necessita de uma disciplina específica para sua abordagem, podendo ela ser feita de forma interdisciplinar.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Usp de Iniciação Científica em Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherÉtica no Ensinopt_BR
dc.subject.otherÉtica Docentept_BR
dc.subject.otherCiências Contábeispt_BR
dc.titlePara Além dos Números: a Percepção dos Docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição Pública de Ensino Superior de Minas Gerais Acerca da Ética Profissionalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://congressousp.fipecafi.org/anais/17UspInternational/ArtigosDownload/7.pdfpt_BR
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