Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41222
Type: Artigo de Periódico
Title: O ensino da tragédia no Teatro Universitário: Prometeu acorrentado
Authors: Denise Araújo Pedron
Abstract: Esse artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino da tragédia grega na contemporaneidade. O estudo se dá no âmbito do curso técnico em Artes Dramáticas do Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministro a disciplina de História do Teatro e Literatura Dramática. No curso técnico, cujas habilidades do sujeito-ator são desenvolvidas através de ensinamentos mais práticos que teóricos, proponho aos alunos a leitura do texto trágico também na perspectiva da cena. Analiso aqui o caso específico de um trabalho realizado na turma do primeiro ano de 2014 do Teatro Universitário, que resultou na apresentação de uma cena com criação de dramaturgia própria, a partir do estudo do texto Prometeu Acorrentado, de Ésquilo. Não abordo diretamente o texto trágico, falo mais do que se mostrou relevante para os alunos em sua leitura do texto e do mito; relevante a ponto de vir à cena, de passar do texto à ação. Esse trabalho, realizado sistematicamente no âmbito escolar, tem se mostrado bastante profícuo, exatamente por aproximar o aluno do universo trágico, de modo que ele mesmo possa lhe conferir um sentido cênico.
Subject: Teatro - Estudo e ensino
Teatro (Literatura) - Técnica
Teatro grego (Tragédia)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: TU - TEATRO UNIVERSITARIO PEX
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41222
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0253-92762016000200008
metadata.dc.relation.ispartof: Universidad de la Habana
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_O ensino da tragédia no teatro universitário- prometeu acorrentado.pdf155.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.