Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41236
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A ordenação de documentos no curso de biblioteconomia da UFMG: notas sobre um conteúdo quase esquecido
Autor(es): Camila Mariana Aparecida da Silva
Cristina Dotta Ortega
Resumo: Discute a atividade de ordenação de documentos e o modelo número de chamada no que concerne à sua trajetória como conteúdo dos programas de disciplinas obrigatórias do curso de Biblioteconomia da UFMG, e à experiência de oferta de disciplinas optativas referentes à temática, haja vista sua progressiva exclusão do âmbito das disciplinas obrigatórias. Inicialmente, apresenta uma caracterização dos elementos basilares da ordenação de documentos, o que envolve sua relação com a classificação bibliográfica, e do número de chamada enquanto modelo adotado para tal, explicitando os aspectos teóricos e metodológicos que abarcam a atividade. Na sequência, realiza um exame dos conteúdos expressos nos programas do curso de Biblioteconomia da UFMG que apresentam tópicos próprios à ordenação de documentos, desde sua fundação em 1950 até os dias atuais, além de sua relação com outras atividades de organização da informação. Após explicitação do percurso e da análise da temática no currículo,descreve proposta de ação pedagógica desenvolvida com vistas a atenuar as lacunas constatadas no currículo vigente no tocante à ordenação de documentos e ao número de chamada. Conclui ressaltando a relevância da ordenação de documentos, como atividade quecontribui para o uso qualificado da informação, e do número de chamada enquanto modelo que precisa ser trabalhado de modo aprofundado, conjuntamente à classificação bibliográfica, a fim de adensar sua funcionalidade. Aponta, também, para a necessidade de se pensar a ordenação em sentido amplo tendo em vista as práticas historicamente instituídas e as modificações demandadas pela crescente oferta de coleções em ambiente web.
Assunto: Ordenação de documentos
Número de chamada
Ensino em organização da informação
Escola de Ciência da Informação da UFMG
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41236
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/453/440
metadata.dc.relation.ispartof: Tendências da pesquisa brasileira em ciência da informação
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_A ordenação de documentos no curso de biblioteconomia da ufmg notas sobre um conteúdo quase esquecido.pdf388.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.