Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41236
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dc.creatorCamila Mariana Aparecida da Silvapt_BR
dc.creatorCristina Dotta Ortegapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-28T22:06:14Z-
dc.date.available2022-04-28T22:06:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume11pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage24pt_BR
dc.identifier.issn1983-5116pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41236-
dc.description.resumoDiscute a atividade de ordenação de documentos e o modelo número de chamada no que concerne à sua trajetória como conteúdo dos programas de disciplinas obrigatórias do curso de Biblioteconomia da UFMG, e à experiência de oferta de disciplinas optativas referentes à temática, haja vista sua progressiva exclusão do âmbito das disciplinas obrigatórias. Inicialmente, apresenta uma caracterização dos elementos basilares da ordenação de documentos, o que envolve sua relação com a classificação bibliográfica, e do número de chamada enquanto modelo adotado para tal, explicitando os aspectos teóricos e metodológicos que abarcam a atividade. Na sequência, realiza um exame dos conteúdos expressos nos programas do curso de Biblioteconomia da UFMG que apresentam tópicos próprios à ordenação de documentos, desde sua fundação em 1950 até os dias atuais, além de sua relação com outras atividades de organização da informação. Após explicitação do percurso e da análise da temática no currículo,descreve proposta de ação pedagógica desenvolvida com vistas a atenuar as lacunas constatadas no currículo vigente no tocante à ordenação de documentos e ao número de chamada. Conclui ressaltando a relevância da ordenação de documentos, como atividade quecontribui para o uso qualificado da informação, e do número de chamada enquanto modelo que precisa ser trabalhado de modo aprofundado, conjuntamente à classificação bibliográfica, a fim de adensar sua funcionalidade. Aponta, também, para a necessidade de se pensar a ordenação em sentido amplo tendo em vista as práticas historicamente instituídas e as modificações demandadas pela crescente oferta de coleções em ambiente web.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTendências da pesquisa brasileira em ciência da informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherOrdenação de documentospt_BR
dc.subject.otherNúmero de chamadapt_BR
dc.subject.otherEnsino em organização da informaçãopt_BR
dc.subject.otherEscola de Ciência da Informação da UFMGpt_BR
dc.titleA ordenação de documentos no curso de biblioteconomia da UFMG: notas sobre um conteúdo quase esquecidopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.ancib.org/index.php/tpbci/article/view/453/440pt_BR
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