Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Evaldo Balbino da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4498200084762279pt_BR
dc.contributor.referee1Elaine Amélia Martinspt_BR
dc.contributor.referee2Mônica Baeta Neves Pereira Dinizpt_BR
dc.creatorCíntia Carmélia Silva da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T14:59:07Z-
dc.date.available2022-04-29T14:59:07Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41259-
dc.description.abstractThis work aims to identify the specifics of Youth and Adult Education to propose a pedagogical practice that is more coherent with this audience, aimed at expanding their capacities and creating a significant education experience, understanding that the teacher who operates in this modality needs to know it’s specifics in order to act effectively and not to reduce the learning of these students to simple literacy, but to value the knowledge they bring whit them. Thus, we sought, through the understanding of the concepts of literature and humanization, to work with the genre of memories, because, through it, the student discovers their identity and that of their community, making history and feeling like they are part of it. It also proposes the development of an activity with the work “Quarto de despejo” by Carolina Maria Jesus as it represents very well the processes of exclution of subjects in society.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar as especificidades da Educação de Jovens e Adultos para propor uma prática pedagógica que esteja mais coerente com esse público, voltada para ampliar suas capacidades e tornar o aprendizado significativo, compreendendo que o professor que atua nesta modalidade precisa conhecer suas especificidades para atuar de forma efetiva e para não reduzir o aprendizado desses alunos a uma simples alfabetização, mas sim valorizar os saberes que eles trazem consigo. Assim, buscou-se, através da compreensão dos conceitos de literatura e humanização, trabalhar com o gênero memórias, porque, através dele, o aluno descobre sua identidade e a de sua comunidade, fazendo história e se sentindo parte dela. Também propõe o desenvolvimento de uma atividade com a obra “Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus por representar muito bem os processos de exclusão de sujeitos na sociedade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMemória na literaturapt_BR
dc.titleRelatos de memórias na educação de jovens e adultos: a literatura como humanizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatos de memórias na Educação de Jovens e Adultos a literatura como humanização.pdf351.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.