Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41360
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso da fotografia no ensino de arte
Authors: Agnaldo Francisco Ferreira
First Advisor: João Henrique Ribeiro Barbosa
First Referee: Lucia Gouvêa Pimentel
Abstract: Este trabalho pretende explorar um pouco mais sobre o uso da fotografia no ensino das artes visuais. Digo um pouco mais, por entender que, com o avanço das tecnologias de captação de imagens, hoje presente na maioria dos smartphones, com um grau de sofisticação cada vez maior, se faz importante e necessário apropriarmos deste instrumento, para um estudo da construção de imagens em sala de aula. E até em um nível mais técnico, dependendo do grupo a que se vai propor o trabalho, discutir os conceitos básicos da fotografia. Minha intenção inicial é direcionar os esforços deste trabalho para turmas de ensino médio, nos três anos que compõem essa etapa escolar, por entender que muitos dos alunos são possuidores de aparelhos de smartphones. Apesar essa posse, os alunos não fazem ideia do quão importante instrumento para a aprendizagem de Arte eles têm em mãos. É parte importante deste trabalho fazer essa ligação do que parece cotidiano para o aluno dentro do conteúdo da Arte no que se refere ao estudo da imagem produzida pelo homem ao longo dos tempos. Se faz necessário uma apresentação da história da fotografia em paralelo à evolução dos meios de construção dessa imagem hoje digital e cada vez mais sofisticada. O paralelo com a produção artística será demonstrado em diversos momentos da história da arte, para uma compreensão da importância desse instrumento que é a fotografia como estudo da imagem.
Abstract: This study intends to explore a little about the photography in the Visual Arts. I mean a little more because I understand that the advancement of image capture technologies, nowadays present in most smartphones, with an increasing sophistication, becomes necessary and appropriate this instrument for a study of the images in the classroom. At a more technical level, depending on what the group to offer, discuss the basic concepts of photography. My first intention is to direct the efforts of this work towards high school classes in the three years that make up this school stage as i understand that many of the students in this age group have smartphones. Despite having smartphones, students haven’t idea how important instrument for teaching art have in their hands. It is important of this work to make this connection of what seems every day to the student within the content of art referring to the study of the image produced by man over the years. It is necessary to present history of photography in parallel with evolution of the ways of the construction of this digital image increasingly sophisticated. The parallel with artistic production will be demonstrated at various times in art history to understand the importance of this instrument that is photography as an image study.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Fotografia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41360
Issue Date: 22-Jul-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020.08.10.TCC_Agnaldo.Ferreira.pdfO uso da fotografia no ensina da arte6.02 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons