Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41369
Tipo: Tese
Título: Poéticas da emancipação: a relação corpo-cidade
Título(s) alternativo(s): Poetics of emancipation: the body-city relationship
Autor(es): Altemar Gomes Monteiro
Primeiro Orientador: Mônica Medeiros Ribeiro
Primeiro membro da banca : Marcos Antônio Alexandre
Segundo membro da banca: Thálita Motta Melo
Terceiro membro da banca: Héctor Andrés Briones Vásquez
Quarto membro da banca: Fernando Antonio Mencarelli
Resumo: Ao reconhecer a cidade como uma das agências biopolíticas de regimes de embrutecimento de nos-sos corpos, a pesquisa de doutorado que precede este texto se lançou aos registros de processo da montagem teatral Ainda Vivas – Três Peças do Nóis de Teatro (grupo atuante há quase 20 anos em Fortaleza - CE) para buscar pensar se, como e quando o teatro com a rua pode atuar na construção de experiências políticas emancipatórias do corpo, da cidade. Quando evidenciamos as expressões singulares do mundo implicadas nas periferias urbanas, que corpos acontecem no encontro do teatro com a rua? O que esses corpos, em sua maioria mulheres, pretos e pretas e LGBTs — quase sempre segregados, violentados e estigmatizados — propõem, por meio das artes, de processos de ruptura com as hegemônicas formas de viver a relação com o mundo? A partir dos registros da montagem de Ainda Vivas e de diálogos crítico-reflexivos principalmente com Édouard Glissant e Tim Ingold, o trabalho se propôs a pensar uma poética da emancipação como possibilidade de re-construção das relações corpo-cidade-mundo. Assim, investindo num saber-do-corpo inerente às práticas estudadas junto ao Nóis de Teatro e aos movimentos de saraus poéticos de Fortaleza, a pes-quisa culmina com a compreensão de que as periferias urbanas — os corpos que as habitam — são malhas vivas em constante composição, por isso imbuídas de processos contingentes e sempre da ordem da movimentação. A fim de reiterar a inseparabilidade de todas as coisas, o presente traba-lho desafia a retórica determinista das cidades, incidindo numa revisão do mundo como o conhe-cemos para anunciar que os saberes que circulam pelas periferias urbanas descrevem, sobretudo, um engajamento com a vida.
Abstract: By recognizing the city as a biopolitical agency of extensive brutalising regimes of our bodies, the doctoral research that precedes this text was delve into the registers of the making process of the theater play Ainda Vivas – Três Peças do Nóis de Teatro (a company that has been active for nearly 20 years in Fortaleza, Ceará, Brazil), to seek to think if, how and when, the theater with the street, can work in the construction of political experiences that emancipate the body-city. Evidencing the unique expressions of the world, implicated in the urban peripheries, which bodies come up when theater meets the street? Which rupture processes of the hegemonic ways of living the relation with the world are proposed by these bodies — mostly belonging to female, blacks and LGBTs and histo-rically segregated, violated and estigmatized communities? Based on the registers of Ainda Vivas staging, and critical-reflective dialogues, mainly with Édouard Glissant and Tim Ingold, the aim was to think about an emancipating poetics as a way of reconstructing the body-city-world rela-tions. Thus, investing in a wisdom-of-the-body inherent in the practices studied at Nóis de Teatro and the poetic soirees movements of Fortaleza, the research culminates in the understanding that the urban peripheries and the bodies that inhabit them are living meshes in constant composition, therefore imbued with contingent processes and always of the order of movement. In order to rei-terate the inseparability of all things, this work challenges the deterministic rhetoric of cities, fo-cusing on a review of the world as we know it to announce that the wisdom that circulates in the urban peripheries describes, above all, an engagement with life.
Assunto: Nóis de Teatro (Grupo teatral)
Representação teatral
Expressão corporal
Teatro de rua
Teatro e sociedade
Exclusão social
Conflito de culturas
Teatro - Aspectos morais e éticos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/41369
Data do documento: 26-Ago-2021
Término do Embargo: 26-Ago-2023
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