Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Medeiros Ribeiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6739544971574698pt_BR
dc.contributor.referee1Marcos Antônio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee2Thálita Motta Melopt_BR
dc.contributor.referee3Héctor Andrés Briones Vásquezpt_BR
dc.contributor.referee4Fernando Antonio Mencarellipt_BR
dc.creatorAltemar Gomes Monteiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5442268744365299pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-04T14:30:48Z-
dc.date.available2022-05-04T14:30:48Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41369-
dc.description.abstractBy recognizing the city as a biopolitical agency of extensive brutalising regimes of our bodies, the doctoral research that precedes this text was delve into the registers of the making process of the theater play Ainda Vivas – Três Peças do Nóis de Teatro (a company that has been active for nearly 20 years in Fortaleza, Ceará, Brazil), to seek to think if, how and when, the theater with the street, can work in the construction of political experiences that emancipate the body-city. Evidencing the unique expressions of the world, implicated in the urban peripheries, which bodies come up when theater meets the street? Which rupture processes of the hegemonic ways of living the relation with the world are proposed by these bodies — mostly belonging to female, blacks and LGBTs and histo-rically segregated, violated and estigmatized communities? Based on the registers of Ainda Vivas staging, and critical-reflective dialogues, mainly with Édouard Glissant and Tim Ingold, the aim was to think about an emancipating poetics as a way of reconstructing the body-city-world rela-tions. Thus, investing in a wisdom-of-the-body inherent in the practices studied at Nóis de Teatro and the poetic soirees movements of Fortaleza, the research culminates in the understanding that the urban peripheries and the bodies that inhabit them are living meshes in constant composition, therefore imbued with contingent processes and always of the order of movement. In order to rei-terate the inseparability of all things, this work challenges the deterministic rhetoric of cities, fo-cusing on a review of the world as we know it to announce that the wisdom that circulates in the urban peripheries describes, above all, an engagement with life.pt_BR
dc.description.resumoAo reconhecer a cidade como uma das agências biopolíticas de regimes de embrutecimento de nos-sos corpos, a pesquisa de doutorado que precede este texto se lançou aos registros de processo da montagem teatral Ainda Vivas – Três Peças do Nóis de Teatro (grupo atuante há quase 20 anos em Fortaleza - CE) para buscar pensar se, como e quando o teatro com a rua pode atuar na construção de experiências políticas emancipatórias do corpo, da cidade. Quando evidenciamos as expressões singulares do mundo implicadas nas periferias urbanas, que corpos acontecem no encontro do teatro com a rua? O que esses corpos, em sua maioria mulheres, pretos e pretas e LGBTs — quase sempre segregados, violentados e estigmatizados — propõem, por meio das artes, de processos de ruptura com as hegemônicas formas de viver a relação com o mundo? A partir dos registros da montagem de Ainda Vivas e de diálogos crítico-reflexivos principalmente com Édouard Glissant e Tim Ingold, o trabalho se propôs a pensar uma poética da emancipação como possibilidade de re-construção das relações corpo-cidade-mundo. Assim, investindo num saber-do-corpo inerente às práticas estudadas junto ao Nóis de Teatro e aos movimentos de saraus poéticos de Fortaleza, a pes-quisa culmina com a compreensão de que as periferias urbanas — os corpos que as habitam — são malhas vivas em constante composição, por isso imbuídas de processos contingentes e sempre da ordem da movimentação. A fim de reiterar a inseparabilidade de todas as coisas, o presente traba-lho desafia a retórica determinista das cidades, incidindo numa revisão do mundo como o conhe-cemos para anunciar que os saberes que circulam pelas periferias urbanas descrevem, sobretudo, um engajamento com a vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectCorpospt_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subjectTeatro com a ruapt_BR
dc.subjectNóis de Teatropt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subject.otherNóis de Teatro (Grupo teatral)pt_BR
dc.subject.otherRepresentação teatralpt_BR
dc.subject.otherExpressão corporalpt_BR
dc.subject.otherTeatro de ruapt_BR
dc.subject.otherTeatro e sociedadept_BR
dc.subject.otherExclusão socialpt_BR
dc.subject.otherConflito de culturaspt_BR
dc.subject.otherTeatro - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.titlePoéticas da emancipação: a relação corpo-cidadept_BR
dc.title.alternativePoetics of emancipation: the body-city relationshippt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2023-08-26-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1633-3235pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POÉTICAS DA EMANCIPAÇÃO - VERSÃO FINAL.pdfPoéticas da Emancipação - Tese Altemar Gomes Monteiro14.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.