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http://hdl.handle.net/1843/41456
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Cluster analysis for slope geotechnical prioritization of intervention for the Estrada de Ferro Vitória-Minas |
Título(s) alternativo(s): | Análise de cluster para priorização geotécnica de taludes de intervenção para a Estrada de Ferro Vitória-Minas |
Autor(es): | Denise de Fátima Santos da Silva Allan Erlikhman Medeiros Santos Bruno Trindade Ferreira Tiago Martins Pereira Rosyelle Cristina Corteletti |
Resumen: | This article proposes the geotechnical prioritization of intervention of slopes with landslide scars for the Estrada de Ferro Vitória-Minas by cluster analysis and also the proposition of a relationship between area and volume in landslide scars. Cluster definition helps the decision-making associated to containment measures, mapping and study of landslides for the Estrada de Ferro Vitória-Minas. The database is composed of the variables: slope's height, inclination, scar area and scar volume. The distance measure used was Gower's index, with Ward's methods to build the clusters. Eight characteristic groups were identified. It was possible to identify stretches that need attention in relation to the propensity of landslides, such as Group 7, stretches 362+600, 093+xxxE and 419+000. Group 7 presented high values for the scarred area and volume, such as maximum area 9.75 x 104 m2 and minimum area 7.49 x 104 m2, and maximum volume 9.20 x 105 m3 and minimum volume 4.08 x105 m3. Group 7 presented high ranges for slope height and inclination. The set of results about Group 7 can be interpreted as stretches with a predisposition for landslides. In relation to intervention measures, Group 7 presents the sections with priority. The relationship between area and volume of landslide scars obtained by the research was compared with the relationships established in literature. |
Abstract: | Este artigo propõe a priorização geotécnica da intervenção de taludes com cicatrizes de deslizamento para a Estrada de Ferro Vitória-Minas por análise de agrupamento e também a proposição de uma relação entre área e volume em cicatrizes de deslizamento. A definição de clusters auxilia a tomada de decisão associada às medidas de contenção, mapeamento e estudo de deslizamentos da Estrada de Ferro Vitória-Minas. A base de dados é composta pelas variáveis: altura do talude, inclinação, área da cicatriz e volume da cicatriz. A medida de distância utilizada foi o índice de Gower, com os métodos de Ward para construir os clusters. Oito grupos característicos foram identificados. Foi possível identificar trechos que necessitam de atenção em relação à propensão de deslizamentos, como o Grupo 7, trechos 362+600, 093+xxxE e 419+000. O grupo 7 apresentou valores elevados de área e volume cicatricial, como área máxima 9,75 x 104 m2 e área mínima 7,49 x 104 m2, e volume máximo 9,20 x 105 m3 e volume mínimo 4,08 x 105 m3. O grupo 7 apresentou altas amplitudes para altura e inclinação do talude. O conjunto de resultados sobre o Grupo 7 pode ser interpretado como trechos com predisposição a deslizamentos. Em relação às medidas de intervenção, o Grupo 7 apresenta as secções com prioridade. A relação entre área e volume de cicatrizes de deslizamento obtida pela pesquisa foi comparada com as relações estabelecidas na literatura. |
Asunto: | Priorização geotécnica de intervenção de taludes ferroviários Estrada de Ferro Vitória-Minas Estatística multivariada aplicada a banco de dados geotécnico Cicatrizes de deslizamento de terra Análise de agrupamento; |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | IGC - INSTITUTO DE GEOCIENCIAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | 10.1590/0370-44672017710173 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41456 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/remi/a/ZH9VyKNnR96w9Yx3b9qzrBz/?lang=en |
metadata.dc.relation.ispartof: | REM - International Engineering Journal |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
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