Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41484
Tipo: Dissertação
Título: Associação entre a qualidade na tomada de decisão ao longo do dia no Iowa Gambling Task e as emoções básicas
Autor(es): Daniel Hosken Pires
Primeiro Orientador: Carlos Alberto Gonçalves
Primeiro Coorientador: Carlos Magno Machado Dias
Primeiro membro da banca : Fernando Antonio Ribeiro Serra
Segundo membro da banca: Sergio Evangelista Silva
Terceiro membro da banca: Hani Camille Yehia
Resumo: O processo de tomada de decisão envolve a escolha de ao menos uma entre algumas alternativas em situações que envolvam incerteza. Todos os dias nós tomamos milhares de decisões que vão desde escolhas mais cotidianas, como o que comer no almoço, qual música escutar, até escolhas que podem mudar o rumo de nossas vidas, como qual faculdade se inscrever ou onde investir nosso dinheiro. Além disso, em alguns momentos nós não escolhemos de maneira deliberada, com um elevado nível consciência durante o processo, ou seja, a decisão ocorre com maior relevância de mecanismos mais automáticos, inconscientes. O ato de decidir envolve diversos processos corticais que tanto consciente quanto inconscientemente avalia as possíveis consequências e os riscos envolvidos em cada uma delas. Esse trabalho tem como objetivo geral avaliar o desempenho cognitivo de dois grupos de voluntários ao jogarem isoladamente o Iowa Gambling Task (IGT) em períodos distintos do dia (manhã e à tarde) e a possível diferença da resposta emocional primária relacionada a este desempenho. Foi desenvolvida uma plataforma para a coleta de dados via web. A plataforma hospeda o jogo IGT em primeiro plano e, em segundo plano coleta dados do desempenho do indivíduo e captura imagens de sua face ao longo de todo o jogo. Os dados coletados nos possibilitaram realizar análises que foram divididas em: (i) análises de desempenho no jogo IGT nos dois períodos do dia; (ii) análises de comportamento das emoções básicas e valência emocional nos dois períodos do dia; (iii) análises de comportamento das emoções básicas e valência emocional em relação ao desempenho no jogo. O desempenho também foi analisado a partir das variáveis: sexo, horas de sono, tempo de jogo e idade. Os resultados encontrados demonstraram diferenças estatísticas em respostas emocionais básicas (i) nos grupos separados por sexo, onde foi possível perceber no desempenho geral a presença de expressões de medo e surpresa mais detectáveis nas mulheres. (ii) Nos grupos separados por desempenho, foi possível observar a presença de expressão de surpresa mais detectável no grupo de resultado desvantajoso. Esses resultados sugerem uma resposta comportamental, decorrente de uma manifestação fisiológica relacionada ao resultado indesejado.
Abstract: The decision-making process involves choosing at least one among some alternatives in situations involving uncertainty. Every day we make thousands of decisions that range from more everyday choices, like what to eat for lunch, what music to listen to, to choices that can change the course of our lives, like which college to enroll in or where to invest our money. In addition, in some moments we do not choose deliberately, with a high level of awareness during the process, that is, the decision occurs with greater relevance of more automatic, unconscious mechanisms. The act of decision involves several cortical processes that both consciously and unconsciously assess the possible consequences and the risk involved in each of them. This work aims to evaluate the cognitive performance of two groups of volunteers playing the Iowa Gambling Task (IGT) alone at different times of the day (morning and afternoon) and the possible difference in the primary emotional response related to this performance. A platform for data collection via the web was developed. The platform hosts the IGT game in the foreground, and in the background it collects data on the individual's performance and captures images of their face throughout the entire game. The data collected allowed us to carry out analyzes that were divided into: (i) analysis of performance in the IGT game in the two periods of the day; (ii) behavior analysis of basic emotions and emotional valence in the two periods of the day; (iii) behavior analysis of basic emotions and emotional valence in relation to game performance. Performance was also analyzed based on the variables: sex, hours of sleep, playing time and age. The results found showed statistical differences in basic emotional responses (i) in the groups separated by sex, where it was possible to perceive in the general performance the presence of more detectable expressions of fear and surprise in women. (ii) In the groups separated by performance, it was possible to observe the presence of more detectable surprise expression in the disadvantageous result group. These results suggest a behavioral response, resulting from a physiological manifestation related to the undesired result.
Assunto: Neurociências
Tomada de Decisões
Emoções
Expressão Facial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Neurociências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41484
Data do documento: 22-Mar-2022
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