Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carlos Alberto Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736078976141563pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlos Magno Machado Diaspt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Antonio Ribeiro Serrapt_BR
dc.contributor.referee2Sergio Evangelista Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Hani Camille Yehiapt_BR
dc.creatorDaniel Hosken Pirespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2252087956071648pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-09T19:35:57Z-
dc.date.available2022-05-09T19:35:57Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41484-
dc.description.abstractThe decision-making process involves choosing at least one among some alternatives in situations involving uncertainty. Every day we make thousands of decisions that range from more everyday choices, like what to eat for lunch, what music to listen to, to choices that can change the course of our lives, like which college to enroll in or where to invest our money. In addition, in some moments we do not choose deliberately, with a high level of awareness during the process, that is, the decision occurs with greater relevance of more automatic, unconscious mechanisms. The act of decision involves several cortical processes that both consciously and unconsciously assess the possible consequences and the risk involved in each of them. This work aims to evaluate the cognitive performance of two groups of volunteers playing the Iowa Gambling Task (IGT) alone at different times of the day (morning and afternoon) and the possible difference in the primary emotional response related to this performance. A platform for data collection via the web was developed. The platform hosts the IGT game in the foreground, and in the background it collects data on the individual's performance and captures images of their face throughout the entire game. The data collected allowed us to carry out analyzes that were divided into: (i) analysis of performance in the IGT game in the two periods of the day; (ii) behavior analysis of basic emotions and emotional valence in the two periods of the day; (iii) behavior analysis of basic emotions and emotional valence in relation to game performance. Performance was also analyzed based on the variables: sex, hours of sleep, playing time and age. The results found showed statistical differences in basic emotional responses (i) in the groups separated by sex, where it was possible to perceive in the general performance the presence of more detectable expressions of fear and surprise in women. (ii) In the groups separated by performance, it was possible to observe the presence of more detectable surprise expression in the disadvantageous result group. These results suggest a behavioral response, resulting from a physiological manifestation related to the undesired result.pt_BR
dc.description.resumoO processo de tomada de decisão envolve a escolha de ao menos uma entre algumas alternativas em situações que envolvam incerteza. Todos os dias nós tomamos milhares de decisões que vão desde escolhas mais cotidianas, como o que comer no almoço, qual música escutar, até escolhas que podem mudar o rumo de nossas vidas, como qual faculdade se inscrever ou onde investir nosso dinheiro. Além disso, em alguns momentos nós não escolhemos de maneira deliberada, com um elevado nível consciência durante o processo, ou seja, a decisão ocorre com maior relevância de mecanismos mais automáticos, inconscientes. O ato de decidir envolve diversos processos corticais que tanto consciente quanto inconscientemente avalia as possíveis consequências e os riscos envolvidos em cada uma delas. Esse trabalho tem como objetivo geral avaliar o desempenho cognitivo de dois grupos de voluntários ao jogarem isoladamente o Iowa Gambling Task (IGT) em períodos distintos do dia (manhã e à tarde) e a possível diferença da resposta emocional primária relacionada a este desempenho. Foi desenvolvida uma plataforma para a coleta de dados via web. A plataforma hospeda o jogo IGT em primeiro plano e, em segundo plano coleta dados do desempenho do indivíduo e captura imagens de sua face ao longo de todo o jogo. Os dados coletados nos possibilitaram realizar análises que foram divididas em: (i) análises de desempenho no jogo IGT nos dois períodos do dia; (ii) análises de comportamento das emoções básicas e valência emocional nos dois períodos do dia; (iii) análises de comportamento das emoções básicas e valência emocional em relação ao desempenho no jogo. O desempenho também foi analisado a partir das variáveis: sexo, horas de sono, tempo de jogo e idade. Os resultados encontrados demonstraram diferenças estatísticas em respostas emocionais básicas (i) nos grupos separados por sexo, onde foi possível perceber no desempenho geral a presença de expressões de medo e surpresa mais detectáveis nas mulheres. (ii) Nos grupos separados por desempenho, foi possível observar a presença de expressão de surpresa mais detectável no grupo de resultado desvantajoso. Esses resultados sugerem uma resposta comportamental, decorrente de uma manifestação fisiológica relacionada ao resultado indesejado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectEstímulos emocionaispt_BR
dc.subjectEmoções básicaspt_BR
dc.subjectExpressão facial da emoçãopt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectIowa gambling task,pt_BR
dc.subjectFacereaderpt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherTomada de Decisõespt_BR
dc.subject.otherEmoçõespt_BR
dc.subject.otherExpressão Facialpt_BR
dc.titleAssociação entre a qualidade na tomada de decisão ao longo do dia no Iowa Gambling Task e as emoções básicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Daniel_Hosken_Pires_ICB_Neurociências_2022.pdf-A.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.