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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Base Nacional Comum Curricular e a produção de práticas pedagógicas para a geografia escolar: desdobramentos na formação docente
Título(s) alternativo(s): The Brazilian Common Core Standards and the production of pedagogical practices fos school geography: developments in teaching training
Autor(es): Valéria de Oliveira Roque Ascenção
Resumen: Este artigo é um desdobramento da mesa de debates ocorrida em agosto de 2019, no 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia-ENPEG, na UNICAMP, Currículo e a teoria do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo com as proposições da Base Nacional Comum Curricular de Geografia (BNCC Geografia) para os anos iniciais e finais do ensino fundamental brasileiro. O objetivo central do trabalho é colocar em diálogo os desafios postos pela proposição de conhecimentos geográficos pela atual BNCC ao professor de Geografia, à sua formação - inicial e continuada -,e à organização de suas práticas pedagógicas a partir dos currículos construídos sob a égide da base. Buscarei apontar uma alternativa de leitura da base com vistas a subsidiar o professor atuante na educação básica. Quanto à formação docente, me aterei a discorrer sobre os limites dos atuais currículos formativos das licenciaturas em Geografia e as possibilidades que eu vejo expressas na BNCC.
Abstract: This paper originated as a ramification from a discussion panel held in August of 2019 as part of the 14th National Meeting of Geography Education Practices (14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, ENPEG), at UNICAMP, Campinas, Brazil, and was developed as an essay that articulates debates in the field of Curriculum and of the framework of Pedagogical Content Knowledge with the propositions contained in the Brazilian Common Core Standards (Base Nacional Comum Curricular de Geografia, BNCC) for Geography during elementary and middle education in Brazil. This work aims to ignite a conversation about the challenges brought about by the current BNCC proposition for Geography teacher’s geographic knowledge, their training – initial and continuing – and the organization of their educational practices based on the curricula built under the BNCC. I will seek to point out an alternative understanding of the BNCC that could subsidize the teachers of basic education level. Regarding teacher’s training, I will limit myself to commenting on the limits of the current curricula for the Geography Education degrees and the possibilities I see in the BNCC.
Asunto: Geografia - Currículos
Geografia - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Legislação - Brasil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.915
URI: http://hdl.handle.net/1843/41525
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/915
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Educação em Geografia
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