Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/41539
Tipo: Artigo de Evento
Título: Viva os seres: álbum de figurinhas
Autor(es): Cecília Vieira do Nascimento
Aieska Kelly de Carvalho
Resumen: A aprendizagem da Matemática não ocorre por transmissão direta professor/a aluno/a. Nesse processo, existem inúmeros aspectos que proporcionam a construção do conhecimento por parte do/a aluno/a. Um aspecto importante a se destacar é a mediação do/a professor/a. Sabendo disto, este projeto objetiva discutir possíveis interfaces entre a literatura e o ensino dos quatro eixos da matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisamos que a literatura tem papel importante na introdução e no desenvolvimento de habilidades e conceitos dos diferentes eixos matemáticos. Portanto, pretendemos trabalhar com crianças em início do processo de alfabetização matemática, através de atividades que propõe o ensino dos eixos matemáticos a partir da leitura de obras literárias. Alunos e alunas de seis anos, que estudam no primeiro ano do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG serão os sujeitos de nosso trabalho e irão desenvolver atividades que propõem a construção do conhecimento matemático e o trabalho com os quatro eixos. No trabalho com o eixo Números e operações, selecionamos os livros ‘Aqui está tão quentinho’, de JangSeon-Hye e ChoiMinHo, e ‘Poemas Problemas’, de Renata Bueno. Em Espaço e Formas, trabalhamos com o livro ‘As três partes’, de Edson Kozminski e ‘Poemas Problemas’, de modo articulado. Com o eixo Grandezas e medidas, escolhemos o livro ‘Quem vai ficar com o pêssego’, de YoonAh-Hae e Yang Hye-Won e, finalmente, em Tratamento da informação, o livro selecionado é o já citado ‘Aqui está tão quentinho’. Relataremos a participação efetiva das crianças na construção de noções essenciais, como número e quantidade, organização de dados em tabelas e gráficos, diferentes soluções para resolução de problemas, dentre outras. Pretendemos, assim, discutir como o ensino de matemática pode ser realizado de maneira prazerosa e, sobretudo, reflexiva e participativa.
Asunto: Alfabetização matemática
Matemática - Estudo e ensino
Matemática e literatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41539
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view
metadata.dc.relation.ispartof: Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
VIVA OS SERES - ÁLBUM DE FIGURINHAS.pdf417.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.