Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41539
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cecília Vieira do Nascimento | pt_BR |
dc.creator | Aieska Kelly de Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-11T12:42:15Z | - |
dc.date.available | 2022-05-11T12:42:15Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 896 | pt_BR |
dc.citation.epage | 905 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788567869315 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41539 | - |
dc.description.resumo | A aprendizagem da Matemática não ocorre por transmissão direta professor/a aluno/a. Nesse processo, existem inúmeros aspectos que proporcionam a construção do conhecimento por parte do/a aluno/a. Um aspecto importante a se destacar é a mediação do/a professor/a. Sabendo disto, este projeto objetiva discutir possíveis interfaces entre a literatura e o ensino dos quatro eixos da matemática, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Analisamos que a literatura tem papel importante na introdução e no desenvolvimento de habilidades e conceitos dos diferentes eixos matemáticos. Portanto, pretendemos trabalhar com crianças em início do processo de alfabetização matemática, através de atividades que propõe o ensino dos eixos matemáticos a partir da leitura de obras literárias. Alunos e alunas de seis anos, que estudam no primeiro ano do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG serão os sujeitos de nosso trabalho e irão desenvolver atividades que propõem a construção do conhecimento matemático e o trabalho com os quatro eixos. No trabalho com o eixo Números e operações, selecionamos os livros ‘Aqui está tão quentinho’, de JangSeon-Hye e ChoiMinHo, e ‘Poemas Problemas’, de Renata Bueno. Em Espaço e Formas, trabalhamos com o livro ‘As três partes’, de Edson Kozminski e ‘Poemas Problemas’, de modo articulado. Com o eixo Grandezas e medidas, escolhemos o livro ‘Quem vai ficar com o pêssego’, de YoonAh-Hae e Yang Hye-Won e, finalmente, em Tratamento da informação, o livro selecionado é o já citado ‘Aqui está tão quentinho’. Relataremos a participação efetiva das crianças na construção de noções essenciais, como número e quantidade, organização de dados em tabelas e gráficos, diferentes soluções para resolução de problemas, dentre outras. Pretendemos, assim, discutir como o ensino de matemática pode ser realizado de maneira prazerosa e, sobretudo, reflexiva e participativa. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização matemática | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Eixos da matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática e literatura | pt_BR |
dc.title | Viva os seres: álbum de figurinhas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VIVA OS SERES - ÁLBUM DE FIGURINHAS.pdf | 417.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.