Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41617
Type: Tese
Title: O encontro com o estranhamente familiar (Das Unheimliche) na formação de professores de português como língua adicional e de acolhimento
Authors: Arabela Vieira dos Santos Silva e Franco
First Advisor: Maralice de Souza Neves
First Referee: Monica Maria Farid Rahme
Second Referee: Leandro Rodrigues Alves Diniz
Third Referee: Gisele Fernandes Loures
metadata.dc.contributor.referee4: Ernesto Sergio Bertoldo
metadata.dc.contributor.referee5: Ricardo Augusto de Souza
Henrique Rodrigues Leroy
Abstract: Nos últimos anos, temos assistido ao deslocamento migratório de pessoas de várias partes do mundo. São muitos os povos que tentam sobreviver ao caos instalado em suas nações, refugiando-se em países que julgam, se não tão promissores, ao menos onde a fome e a guerra não estejam ceifando tantas vidas. Disso discorrem novas demandas de ensino de língua materna para estrangeiros, cujas condições de formação para tal docências são o mote desta tese. Melhor dizendo, investigamos a modesta formação de professores de português como língua estrangeira (PLE)/Adicional (PLA)/PLAc (de acolhimento) por meio de licenciaturas ofertadas em Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil, visto que há professores atuando na referida área. Dois foram os objetivos desta pesquisa que teve como corpus um grupo de 5 professores de crianças imigrantes, matriculadas na Rede Municipal de Ensino da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais: i) levantar a trajetória de formação na área de PLE/PLA/PLAc de tais professoras e ii) investigar qual seria a possível causa do desejo (psicanálise) de atuar nessa área por parte de uma dessas professoras. Tendo como referencial teórico a Psicanálise freudo-lacaniana, utilizamos o Método Clínico construído a partir de um espaço de escuta, cujos registros se deram em forma de entrevistas, conversações e diário de pesquisa. Como resultados constatamos: a importante atuação da UFMG, com destaque para o seu Centro de Extensão (CENEX) e a Pós-graduação, na promoção de saberes técnicos e parceria de práticas com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte; a relevância do saber (psicanálise) do docente que só a ele pertence e que não é passível de ser ensinado; que a falta de licenciatura na área não foi empecilho para a formação das professoras, e que o desejo de uma das professoras se deve à sua própria falta (psicanálise), que no encontro o aluno que também é faltante, a busca pelo encontro com algo que lhe é estranhamente familiar (Das Unheimliche). Constatamos que a pesquisa psicanalítica pode nos ajudar a operar sobre a Linguística Aplicada, bem como a Linguística Aplicada pode ser promissora para a teoria psicanalítica.
Abstract: In recent years, we have witnessed the migratory displacement of people from all over the world. Many peoples have tried to survive the installed chaos in their nations, taking refuge in countries they believe, even not being so promising, are at least places where hunger and war are not claiming so many lives. As an expected outcome, there has been new demands for teachers of their mother tongue to teach it to foreigners, and the paths to become this kind of teacher is what drew the guidelines of our study. In other words, we investigated the modest availability of Public Higher Education Institutions in Brazil that offer the major in teaching Portuguese as Foreign (PFL) /Additional (PAL)/ Welcoming (PWL) Language, whereas there are teachers working in that area. The two main objectives of the research that drew upon data obtained from the sayings of a group of 5 teachers of immigrant children enrolled in the Municipal Education Network of Belo Horizonte, Minas Gerais were: i) to go on a “fact-finding mission” to learn more about their teaching paths in the field of PFL/PAL/PWL, and ii) to investigate what would possibly cause the desire (psychoanalysis) of one of these teachers to work in this area. The theoretical orientation of this study was the Freudian-Lacanian Psychoanalysis. Based on the Clinical Method, we developed the methodological to build a data set sourcing from interviews, group conversations and a research diary. Among the findings we point out, firstly, at UFMG, the Language Center (CENEX) of the Letters Faculty and the Post-graduation department are crucial in providing technical knowledge in the area – moreover, it is worth mentioning the relevance of the internship partnership they have formed the with the Municipal Secretary of Education of Belo Horizonte; secondly, we highlight the particular importance of the subjective knowledge (psychoanalysis) that belongs just and only to the teacher, therefore it cannot be taught; thirdly, lack of major in the area did not prevent the teachers from endeavoring their teaching career, and concerning the desire (psychoanalysis) of one of them, we inferred that is caused by the pursuit of reviving the encountering with the uncanny – Das Unheimliche - (psychoanalyses), which takes place when her structural void (psychoanalyses) is uncovered in the face of the voids of the foreign students; lastly, we stress the worth of the psychoanalytic research on Applied Linguistics, and vice-versa.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Língua portuguesa – Métodos de ensino
Aquisição da segunda linguagem
Professores de português – Formação
Linguística aplicada
Psicanálise
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41617
Issue Date: 31-Aug-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE 2021 - UFMG - Arabela Franco - Orientação-Maralice Neves.pdf3.04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons