Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/41628
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Memórias de uma professora da educação básica na constituição de sua identidade docente: narrativas das experiências no curso de especialização em residência docente do Centro Pedagógico/EBAP/UFMG |
Autor(es): | Sandra Garcia Costa Amanda Fonseca Soares Freitas Luiz Gustavo Nicácio |
Resumen: | Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora atuante na rede municipal de Belo Horizonte, como parte de seu processo formativo no Curso de Especialização em Residência Docente para Formação de Educadores da Educação Básica do Centro Pedagógico da UFMG. O texto destaca o processo de constituição de sua identidade profissional, que se revela através das narrativas de suas experiências durante o curso. A luz do referencial teórico procuramos discutir o conceito de identidade docente sob a perspectiva de construção e movimento constantes, frente às múltiplas influências e experiências práticas. Consideramos que o tema da identidade docente está intimamente relacionado à história de vida, às experiências que a docente vivenciou antes mesmo de sua opção profissional e às escolhas que foi realizando ao longo de sua carreira, às trocas e processos de formação realizados. |
Abstract: | This paper presents the experience report of a teacher working in the municipal network of Belo Horizonte, as part of her training process in the Specialization Course in Teaching Residence for the Training of Basic Education Educators at the Centro Pedagógico of UFMG. The text highlights the process of constituting their professional identity, which is revealed through the narratives of their experiences during the course. In the light of the theoretical framework, we seek to discuss the concept of teaching identity from the perspective of constant construction and movement, in view of the multiple influences and practical experiences. We consider that the theme of teaching identity is closely related to life history, to the experiences that the teacher had even before her professional choice and to the choices she was making throughout her career, to the exchanges and training processes carried out. |
Asunto: | Prática de ensino Formação de professores Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41628 |
Fecha del documento: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/248779 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.