Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41782
Type: Dissertação
Title: Tornar-se professor do campo: representações sociais em movimento em uma licenciatura em educação do campo com habilitação em matemática
Authors: Gleice Aparecida de Moraes Lima
First Advisor: Filipe Santos Fernandes
First Referee: Maria Isabel Antunes-Rocha
Second Referee: Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa
Third Referee: Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Abstract: Neste trabalho nos propomos a compreender o movimento das representações sociais do tornar-se professor no processo formativo de professores de Matemática no curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Iniciativas ao longo de décadas foram implementadas a fim de garantir o direito à educação aos povos campesinos, como a criação de Licenciaturas preocupadas com o atendimento de demandas educacionais das populações camponesas. Esses futuros professores, no ingresso nesses cursos, trazem consigo formas de pensar, sentir e agir que lhes são próprias, em representações construídas ao longo de suas trajetórias, seja na educação básica ou na atuação em coletivos e movimentos sociais de suas comunidades. Os processos formativos do curso, contudo, produzem movimentos nessas representações, de modo que “tornar-se professor” no contexto da Educação do Campo, pelo encontro com as trajetórias de outros sujeitos, pela dinâmica do curso, pela luta pela terra e pelo acesso e permanência em cursos de formação de professores, ganha novos sentidos e significados. Tivemos acesso aos memoriais de dezenove licenciandos que ingressaram na habilitação em Matemática do curso de Licenciatura em Educação do Campo, em 2016, e proseamos em rodas de conversa, tratando, entre outros assuntos, sobre seu processo formativo como educadores do campo. Pareceu-nos oportuno utilizar como mediação a Teoria das Representações Sociais em Movimento neste estudo, trazendo autores como Serge Moscovici, Denise Jodelet e Maria Isabel Antunes-Rocha para compreender tais movimentos. Os dados obtidos nos levaram a três eixos de análise: (I) tornar-se professor (de Matemática) nas especificidades de uma Licenciatura em Educação do Campo; (II) tornar-se professor (de Matemática) nas relações escolares; (III) tornar-se professor (de Matemática) nas relações com a Comunidade. De acordo com os resultados, evidenciamos como as especificidades do curso, em particular a Formação por Alternância, a formação por áreas de conhecimento, as relações escolares que se estabelecem por meio dos estágios, as relações com a comunidade, marcadas pelos Trabalhos de Conclusão de Curso, bem como o contexto de luta pela terra, iniciado desde os movimentos sociais e discutido ao longo do curso, são geradores de mudanças nas representações sobre o tornar-se professor do campo.
Abstract: In this work, we propose to understand the formative process of future Mathematics teachers in a class of degree course in Rural Education at the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Initiatives over the decades have been implemented to guarantee the right to education for peasant peoples, such as the creation of Degrees concerned about meeting the educational demands of rural communities. These future teachers, upon entering these courses, bring with them ways of thinking, feeling and acting that are their own, in representations built along their paths, whether in Basic Education or acting in collectives and social movements in their communities. The formative processes of the course, however, produce movements in these representations, so that “becoming a teacher” in the context of Rural Education, by meeting the paths of other subjects, by the dynamics of the course, by the struggle for land and access and permanence in teacher training courses, gains new meanings and meanings. We had access to the memorials of nineteen graduates who joined the qualification in Mathematics of the Licentiate in Rural Education course, in 2016, and we talked in two rounds of conversation, dealing, among other matters, about their training process as an educator in the field. It seemed opportune to use as mediation the Theory of Social Representations in Movement in this study, bringing authors such as Serge Moscovici, Denise Jodelet, and Maria Isabel Antunes-Rocha to understand such movements. The data obtained led us to three areas of analysis: (I) becoming a teacher (of Mathematics) in the specifics of a Degree in Rural Education; (II) becoming a teacher (of Mathematics) in school relations; (III) becoming a teacher (of Mathematics) in relations with the Community. According to the results, we show how the specifics of the course, in particular the Pedagogy of Alternation and training by areas of knowledge, the school relationships that are established through internships, and the relationships with the community marked by the Graduation Final Projects, as well as the context of the struggle for land, started from the social movements and discussed throughout the course, generate changes in representations of becoming a rural teacher.
Subject: Professores de educação do campo - formação
Educação do campo - Licenciatura
Representações sociais
Educação matemática
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41782
Issue Date: 15-Jul-2021
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