Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41868
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino de gramática baseado no uso: uma experiência de produção de materiais por professores
Título(s) alternativo(s): Ensino de gramática baseado no uso: uma experiência de produção de materiais por professores
Autor(es): Ana Larissa Adorno Marcioto Oliveira
Adriana Maria Tenuta de Azevedo
Marisa Mendonça Carneiro
Resumo: Este artigo discute a noção de gramática, com base no uso apresentando uma proposta de ensino de gramática voltada para uma perspectiva discursiva, que objetiva abordar as complexidades do sistema gramatical como dependentes dos propósitos comunicativos a que servem. O artigo traz ainda uma análise de atividades didáticas desenvolvidas pelos participantes de um curso de especialização em ensino de inglês oferecido por uma universidade pública brasileira. Essas atividades demonstram como uma visão teoricamente informada sobre gramática e uso pode ser operacionalizada no ensino de línguas estrangeiras.
Abstract: This article discusses the notion of grammar based on use by presenting a discursive approach to grammar teaching, aiming at discussing the complexities of the grammatical system as a function of its communicative purposes. The article also brings an analysis of some grammar activities developed by Brazilian teachers of English as a foreign language from an in-service diploma course at a public university in Brazil. Such activities corroborate the idea that a theoretical approach to grammar and use can be an integral part of language teaching.
Assunto: Gramática comparada e geral - Estudo e ensino
Funcionalismo (Linguística)
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201610665
URI: http://hdl.handle.net/1843/41868
Data do documento: Set-2016
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/rbla/a/9bbkKjjJxbFCq9FRX3XvPQg/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de gramática baseado no uso_uma experiência de produção de materiais por professores.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.