Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Larissa Adorno Marcioto Oliveirapt_BR
dc.creatorAdriana Maria Tenuta de Azevedopt_BR
dc.creatorMarisa Mendonça Carneiropt_BR
dc.date.accessioned2022-05-20T22:10:48Z-
dc.date.available2022-05-20T22:10:48Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage441pt_BR
dc.citation.epage459pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201610665pt_BR
dc.identifier.issn1984-6398pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41868-
dc.description.abstractThis article discusses the notion of grammar based on use by presenting a discursive approach to grammar teaching, aiming at discussing the complexities of the grammatical system as a function of its communicative purposes. The article also brings an analysis of some grammar activities developed by Brazilian teachers of English as a foreign language from an in-service diploma course at a public university in Brazil. Such activities corroborate the idea that a theoretical approach to grammar and use can be an integral part of language teaching.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo discute a noção de gramática, com base no uso apresentando uma proposta de ensino de gramática voltada para uma perspectiva discursiva, que objetiva abordar as complexidades do sistema gramatical como dependentes dos propósitos comunicativos a que servem. O artigo traz ainda uma análise de atividades didáticas desenvolvidas pelos participantes de um curso de especialização em ensino de inglês oferecido por uma universidade pública brasileira. Essas atividades demonstram como uma visão teoricamente informada sobre gramática e uso pode ser operacionalizada no ensino de línguas estrangeiras.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Linguística Aplicadapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectLinguística funcional centrada no usopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de materiaispt_BR
dc.subject.otherGramática comparada e geral - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFuncionalismo (Linguística)pt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.titleEnsino de gramática baseado no uso: uma experiência de produção de materiais por professorespt_BR
dc.title.alternativeEnsino de gramática baseado no uso: uma experiência de produção de materiais por professorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rbla/a/9bbkKjjJxbFCq9FRX3XvPQg/?lang=ptpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.