Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41968
Tipo: Dissertação
Título: Análise da caminhabilidade de idosos a partir de suas rotas preferenciais : um estudo de caso no Bairro Floresta
Título(s) alternativo(s): Analysis of older people's walkability from their preferred routes: a case study in the Floresta neighborhood
Autor(es): Clarissa Pontes Melo
Primeiro Orientador: Renata Lúcia Magalhães de Oliveira
Primeiro membro da banca : Leandro Cardoso
Segundo membro da banca: André Soares Lopes
Resumo: O trabalho aqui elaborado contribui com discussões acerca da caminhabilidade de idosos no Brasil, onde tais conceitos não foram ainda amplamente estudados e possuem um longo processo para serem implementados. Dessa forma, a dissertação possui como objetivo entender se a utilização das calçadas pelos idosos com motivo baixa ordem está relacionada à qualidade dos atributos do espaço urbano. Para tal, foi realizada a sistematização de um índice de caminhabilidade voltada ao idoso, baseado na adaptação de índices de caminhabilidade existentes, e na utilização dos principais indicadores relacionados ao caminhar dos idosos, considerando a realidade brasileira. Para aplicação do índice em questão, elegeu-se o bairro Floresta, onde foram levantadas e mapeadas as informações necessárias de composição dos 11 indicadores de caminhabilidade selecionados. Ademais, através de pesquisa, foram identificadas as rotas prioritárias dos pedestres idosos com motivo funções de baixa ordem. Através dos dados obtidos, aplicação dos testes de Spearman e Chi-Quadrado e análises em mapas, averiguou-se o grau de correlação entre os indicadores de caminhabilidade e sua associação ao índice de caminhabilidade e às rotas preferenciais dos idosos. Adicionalmente, realizou-se o resultado da determinação estatística de clusters espaciais a partir do resultado do índice de caminhabilidade. O bairro Floresta foi então caracterizado a partir das análises dos indicadores e agrupado em zonas, utilizando-se métodos de clusterização. Como resultado dos testes de dependência, pôde-se inferir que a escolha das rotas dos pedestres idosos, em diferentes magnitudes, possui dependência aos seguintes indicadores de caminhabilidade: largura das calçadas, declividade, arborização, proximidade a praças e parques, existência de faixa de pedestres, estética e percepção visual, diversidade do uso do solo, concentração de serviços e por fim, ao índice de caminhabilidade, no bairro Floresta. Entretanto, é independente da condição do pavimento e da largura útil da calçada neste contexto. Adicionalmente, verificou-se que a maioria dos indicadores de caminhabilidade possuem correlação entre si.
Abstract: The work developed here contributes to discussions about the walkability of the elderly in Brazil, where such concepts have not yet been widely studied and have a long process to be implemented. Thus, the dissertation aims to understand whether the use of sidewalks by the elderly with a low order motif is related to the quality of the attributes of the urban space. To this end, a walkability index aimed at the elderly was systematized, based on the adaptation of existing walkability indexes, and on the use of the main indicators related to walking by the elderly, considering the Brazilian reality. To apply the index in question, Floresta Neighborhood was chosen, where the necessary information on the composition of the 11 selected walkability indicators was collected and mapped. Furthermore, through research, the priority routes of elderly pedestrians were identified for reasons of low order functions. Through the data obtained, application of the Spearman and Chi-Square tests and analysis on maps, we verified the degree of correlation between the walkability indicators and their association with the walkability index and the preferential routes of the elderly. Additionally, the result of the statistical determination of spatial clusters was carried out based on the result of the walkability index. The Floresta neighborhood was then characterized from the analysis of the indicators and grouped into zones, using clustering methods. As a result of the dependency tests, it was possible to infer that the choice of routes for elderly pedestrians, in different magnitudes, has dependence on the following walkability indicators: width of sidewalks, slope, afforestation, proximity to squares and parks, existence of lane pedestrians, aesthetics and visual perception, diversity of land use, concentration of services and finally, the walkability index, in the Floresta neighborhood. However, it is independent of the condition of the pavement and the useful width of the sidewalk in this context. Additionally, it was found that most of the walkability indicators are correlated with each other.
Assunto: Transportes
Caminhabilidade
Idosos
Percepção ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41968
Data do documento: 11-Mar-2021
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