Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/41985
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Sofrimento internalizado manifestado no comportamento: a organização escolar como lócus da formação de significados nas interações sociais |
Autor(es): | Cledinaldo Aparecido Dias Simone Tiêssa de Jesus Alves Pablo Peron de Paula |
Resumo: | Observar o problema da violência em instituições educacionais transcende o olhar pontual sobre o presente e avança a percepção para o homem do futuro, uma vez que os processos de internalização e externalização são fenômenos individuais que perpetram a existência do sujeito e se refletem ao longo de toda a vida nas suas relações sociais. Assim percebidos, identifica-se que as diversas manifestações de violência são externalizações do sofrimento vivido, que se manifestam em problemas psicossociais dos adolescentes e refletemno contexto das organizações escolares. Identificando as organizações escolares como lócus da formação de significados nas interações sociais, questiona-se: como a exposição à violência nas organizações escolares, promotora do sofrimento internalizado, externaliza a violência entre adolescentes? Assim, o presente artigo tem como objetivo descrever a prevalência de exposição à violência entre adolescentes de escolas públicas do Estado de Minas Gerais e elucidar que tais exposições estão associadas com atitudes violentas baseadas no gênero e com problemas de internalização e externalização. Foram aplicados 3513 questionários em um estrato de 244 turmas de 86 escolas estaduais de Minas Gerais (CRISP, 2013). Os municípios pesquisados foram distribuídos em dois agrupamentos, sejam: região metropolitana e interior. O estudo aplicou a técnica de análise de regressão logística bivariada, que permite a previsão de qual de duas categorias é provável que uma pessoa pertença dadas certas informações. A realização do estudo considerou nove variáveis que explicassem a associação entre o sofrimento vivenciado por adolescentes escolares e o comportamento externalizado. Apontam para importantes implicações da exposição à violência sofrida por adolescentes de escolas públicas em Minas Gerais e explicam a natureza e a prevalência desta preocupação. Identifica-se que parte da violência vivida envolve a falta do cumprimento das leis de proteção e amparo. A falta de rigor na aplicação das leia acaba por amputar a qualidade de vida desses atores e comprometer sua integridade física, social e moral. O esforço para minimizar a violência pode partir de relações positivas e políticas de respeito, reconhecimento, atenção e prestígio entre professores e alunos. |
Assunto: | Sofrimento na adolescência Comportamento humano Relações humanas -- Adolescentes Conflito interpessoal |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41985 |
Data do documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://login.semead.com.br/20semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=1652 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Seminários em Administração da (FEA-USP) |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sofrimento internalizado manifestado no comportamento a organização escolar como lócus da formação de significados nas interações.pdf | 128.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.