Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41985
Tipo: Artigo de Evento
Título: Sofrimento internalizado manifestado no comportamento: a organização escolar como lócus da formação de significados nas interações sociais
Autor(es): Cledinaldo Aparecido Dias
Simone Tiêssa de Jesus Alves
Pablo Peron de Paula
Resumo: Observar o problema da violência em instituições educacionais transcende o olhar pontual sobre o presente e avança a percepção para o homem do futuro, uma vez que os processos de internalização e externalização são fenômenos individuais que perpetram a existência do sujeito e se refletem ao longo de toda a vida nas suas relações sociais. Assim percebidos, identifica-se que as diversas manifestações de violência são externalizações do sofrimento vivido, que se manifestam em problemas psicossociais dos adolescentes e refletemno contexto das organizações escolares. Identificando as organizações escolares como lócus da formação de significados nas interações sociais, questiona-se: como a exposição à violência nas organizações escolares, promotora do sofrimento internalizado, externaliza a violência entre adolescentes? Assim, o presente artigo tem como objetivo descrever a prevalência de exposição à violência entre adolescentes de escolas públicas do Estado de Minas Gerais e elucidar que tais exposições estão associadas com atitudes violentas baseadas no gênero e com problemas de internalização e externalização. Foram aplicados 3513 questionários em um estrato de 244 turmas de 86 escolas estaduais de Minas Gerais (CRISP, 2013). Os municípios pesquisados foram distribuídos em dois agrupamentos, sejam: região metropolitana e interior. O estudo aplicou a técnica de análise de regressão logística bivariada, que permite a previsão de qual de duas categorias é provável que uma pessoa pertença dadas certas informações. A realização do estudo considerou nove variáveis que explicassem a associação entre o sofrimento vivenciado por adolescentes escolares e o comportamento externalizado. Apontam para importantes implicações da exposição à violência sofrida por adolescentes de escolas públicas em Minas Gerais e explicam a natureza e a prevalência desta preocupação. Identifica-se que parte da violência vivida envolve a falta do cumprimento das leis de proteção e amparo. A falta de rigor na aplicação das leia acaba por amputar a qualidade de vida desses atores e comprometer sua integridade física, social e moral. O esforço para minimizar a violência pode partir de relações positivas e políticas de respeito, reconhecimento, atenção e prestígio entre professores e alunos.
Assunto: Sofrimento na adolescência
Comportamento humano
Relações humanas -- Adolescentes
Conflito interpessoal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41985
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://login.semead.com.br/20semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=1652
metadata.dc.relation.ispartof: Seminários em Administração da (FEA-USP)
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