Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/41987
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação para o acesso à justiça: a transformação dos paradigmas de solução de conflitos
Título(s) alternativo(s): Education for access to justice: the transformation of conflict resolution paradigms
Autor(es): Adriana Goulart de Sena Orsini
Anelice Teixeira da Costa
Resumen: O estudo desenvolvido constitui uma pesquisa jurídico-projetiva, que considera a noção da quarta onda de acesso à justiça, proposta por Kim Economides, para analisar possibilidades de implementação da educação em solução de conflitos nas faculdades de Direito. Para tanto, foram expostos dois modelos de ensino, um desenvolvido na University of Wisconsin/Madison e o outro criado na Universidade Federal de Minas Gerais. Pretende-se problematizar, na educação jurídica, a necessidade de transição do paradigma de formação adversarial para o cooperativo, como caminho necessário para a efetivação do acesso à justiça no Brasil.
Abstract: This paper exposes a legal and projective research, which considers the theory of the fourth wave of access to justice, proposed by Kim Economides, to analyze conflict resolution education in law schools. For this, two teaching models were studied, one developed at the University of Wisconsin/Madison and the other created at the Federal University of Minas Gerais. It is intended to demonstrate that the paradigm transition - from adversarial to cooperative – in legal education is necessary as a way to bring effectiveness to the access to justice in Brazil.
Asunto: Educação
Acesso à justiça
Direito - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: DIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO DO TRABALHO E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.12818/P.0304-2340.2016v69p23
URI: http://hdl.handle.net/1843/41987
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://revista.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/1779
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Educação para o acesso à justiça - a transformação dos paradigmas de solução de conflitos.pdf147.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.