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http://hdl.handle.net/1843/41987
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Adriana Goulart de Sena Orsini | pt_BR |
dc.creator | Anelice Teixeira da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-26T14:31:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-26T14:31:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 69 | pt_BR |
dc.citation.spage | 23 | pt_BR |
dc.citation.epage | 43 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.12818/P.0304-2340.2016v69p23 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-1841 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41987 | - |
dc.description.abstract | This paper exposes a legal and projective research, which considers the theory of the fourth wave of access to justice, proposed by Kim Economides, to analyze conflict resolution education in law schools. For this, two teaching models were studied, one developed at the University of Wisconsin/Madison and the other created at the Federal University of Minas Gerais. It is intended to demonstrate that the paradigm transition - from adversarial to cooperative – in legal education is necessary as a way to bring effectiveness to the access to justice in Brazil. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo desenvolvido constitui uma pesquisa jurídico-projetiva, que considera a noção da quarta onda de acesso à justiça, proposta por Kim Economides, para analisar possibilidades de implementação da educação em solução de conflitos nas faculdades de Direito. Para tanto, foram expostos dois modelos de ensino, um desenvolvido na University of Wisconsin/Madison e o outro criado na Universidade Federal de Minas Gerais. Pretende-se problematizar, na educação jurídica, a necessidade de transição do paradigma de formação adversarial para o cooperativo, como caminho necessário para a efetivação do acesso à justiça no Brasil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | DIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO DO TRABALHO E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Acesso à justiça | pt_BR |
dc.subject | Solução de conflitos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Acesso à justiça | pt_BR |
dc.subject.other | Direito - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Educação para o acesso à justiça: a transformação dos paradigmas de solução de conflitos | pt_BR |
dc.title.alternative | Education for access to justice: the transformation of conflict resolution paradigms | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://revista.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/1779 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-5354-1906 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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Educação para o acesso à justiça - a transformação dos paradigmas de solução de conflitos.pdf | 147.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
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