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dc.creatorAdriana Goulart de Sena Orsinipt_BR
dc.creatorAnelice Teixeira da Costapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-26T14:31:17Z-
dc.date.available2022-05-26T14:31:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue69pt_BR
dc.citation.spage23pt_BR
dc.citation.epage43pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.12818/P.0304-2340.2016v69p23pt_BR
dc.identifier.issn1984-1841pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41987-
dc.description.abstractThis paper exposes a legal and projective research, which considers the theory of the fourth wave of access to justice, proposed by Kim Economides, to analyze conflict resolution education in law schools. For this, two teaching models were studied, one developed at the University of Wisconsin/Madison and the other created at the Federal University of Minas Gerais. It is intended to demonstrate that the paradigm transition - from adversarial to cooperative – in legal education is necessary as a way to bring effectiveness to the access to justice in Brazil.pt_BR
dc.description.resumoO estudo desenvolvido constitui uma pesquisa jurídico-projetiva, que considera a noção da quarta onda de acesso à justiça, proposta por Kim Economides, para analisar possibilidades de implementação da educação em solução de conflitos nas faculdades de Direito. Para tanto, foram expostos dois modelos de ensino, um desenvolvido na University of Wisconsin/Madison e o outro criado na Universidade Federal de Minas Gerais. Pretende-se problematizar, na educação jurídica, a necessidade de transição do paradigma de formação adversarial para o cooperativo, como caminho necessário para a efetivação do acesso à justiça no Brasil.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDIR - DEPARTAMENTO DE DIREITO DO TRABALHO E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAcesso à justiçapt_BR
dc.subjectSolução de conflitospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAcesso à justiçapt_BR
dc.subject.otherDireito - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEducação para o acesso à justiça: a transformação dos paradigmas de solução de conflitospt_BR
dc.title.alternativeEducation for access to justice: the transformation of conflict resolution paradigmspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revista.direito.ufmg.br/index.php/revista/article/view/1779pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-5354-1906pt_BR
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