Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/42011
Tipo: Dissertação
Título: Desenhos do canteiro: saber-fazer e experiência na construção
Autor(es): Maria Emília Senra Toledo
primer Tutor: Marcela Silviano Brandão Lopes
primer miembro del tribunal : Elisângela de Almeida Chiquito
Segundo miembro del tribunal: Simone Parrela Tostes
Resumen: Esta dissertação é fruto do estudo sobre o trabalho no canteiro de arquitetura, mais especificamente sobre a experiência do trabalhador na sua prática cotidiana na construção civil. No intuito de complexificar o entendimento acerca do tema, buscou-se visibilizar e positivar um conjunto de saber-fazer que compõe o cotidiano desse tipo de canteiro, sem, contudo, apagar os conflitos e as contradições existentes. Nesse sentido, além de uma pesquisa teórica sobre o tema, foi desenvolvida uma disciplina de graduação que conectou estudantes de arquitetura e trabalhadores da construção civil, a fim de evidenciar esse saber-fazer. A partir de relatos, imagens e desenhos feitos pelos trabalhadores foi possível reunir fragmentos de suas práticas e memórias, tanto na sua lida no canteiro heterônomo no qual trabalhavam, como também no canteiro da sua casa autoconstruída. Como objeto de análise, o conjunto desses materiais está organizado de forma a suscitar e provocar discussões sobre possíveis aproximações entre os saberes construtivos e a prática acadêmica da arquitetura.
Abstract: This dissertation is the result of a study about work on the architectural site, more specifically on the worker's experience in their daily practice in civil construction. In order to make the understanding of the subject more complex, an attempt was made to make visible and positive a set of know-how that makes up the daily life of this type of construction site, without, however, erasing existing conflicts and contradictions. In that regard, in addition to theoretical research on the subject, was developed an undergraduate course that connected architecture students and civil construction workers, in order to demonstrate this know-how. Based on reports, images and drawings made by the workers, it was possible to gather fragments of their practices and memories, both at the heteronomous construction site in which they worked, and at their self-built house. As an object of analysis, the set of these materials is organized in such a way as to raise and provoke discussions about possible approaches between constructive knowledge and the academic practice of architecture.
Asunto: Construção civil - Trabalhadores
Arquitetura - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42011
Fecha del documento: 14-dic-2021
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.