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Tipo: Dissertação
Título: Apredizagem móvel (M-learning) e ensino de inglês para estudantes surdos: possibilidades e desafios
Título(s) alternativo(s): M-learning and English teaching to deaf students: possibilities and challenges
Autor(es): Mariana Luisa Barros Soares
primer Tutor: Elidéa Lúcia Almeida Bernardino
primer miembro del tribunal : Giselli Mara da Silva
Segundo miembro del tribunal: Junia de Carvalho Fidelis Braga
Resumen: Esta dissertação de mestrado investiga as possibilidades e os desafios trazidos pela aprendizagem móvel (m-learning) (O’MALLEY, 2003; TRAXLER, 2005; CROMPTON, 2013, PEGRUM, 2014), principalmente por meio dos dispositivos móveis, no campo da educação de surdos, priorizando o ensino e a aprendizagem de inglês a esses alunos. O referencial teórico é composto de pesquisas que narram práticas de m-learning (ÇUHADAR ODABASI E KUZU, 2009; FEN E CHENG, 2010; LOZA, 2018), ensino de inglês para alunos surdos no Brasil (COURA, 2016; SPASIANI, 2018) e no exterior (DOMAGALA-ZYSK, 2016, 2021; KONTRA, 2016, 2021; PRITCHARD, 2016, 2021). Os objetivos são fazer um levantamento das práticas mencionadas acima e investigar sobre o conhecimento e o sentimento de professores brasileiros em relação às aulas de inglês para alunos surdos. Para isso, propõe-se um questionário a professores de todo o Brasil, além de uma entrevista sobre como essas aulas ocorreriam em outro país e qual o tipo de material utilizado. A análise dos questionários aponta que a formação inicial dos professores brasileiros não contribui em seu preparo para o trabalho com alunos surdos. Identifica-se ausência de tópicos ou disciplinas relacionadas ao ensino de inglês para surdos, bem como de matérias que abordem aspectos do m-learning. Considerando que os resultados dos estudos revisados indicam que a aprendizagem móvel tem contribuído e favorecido a inclusão dos alunos surdos nas aulas e o processo de criação e adaptação de materiais didáticos para esses alunos, cabe revisitar esses temas nos aspectos formativos dos professores. Por fim, esta pesquisa constata que é possível ao aluno surdo aprender inglês e que as práticas de aprendizagem móvel são de grande auxílio nesse processo. Assim, enquanto não houver educadores com os conhecimentos adequados ou políticas públicas de garantia para a igualdade digital, os alunos surdos continuarão apresentando dificuldades na aprendizagem de língua inglesa.
Abstract: This thesis aims to investigate the possibilities and challenges brought by mobile learning (m-learning) (O'MALLEY, 2003; TRAXLER, 2005; CROMPTON, 2013, PEGRUM, 2014), mainly by mobile devices, in the field of Deaf education, prioritizing the teaching and learning of English to these students. The theoretical framework is composed of research that narrates m-learning practices (ÇUHADAR, ODABASI, KUZU, 2009; FEN, CHENG, 2010; LOZA, 2018) and teaching English to Deaf students in Brazil (COURA, 2016; SPASIANI, 2018) and abroad (DOMAGALA-ZYSK, 2016, 2021; KONTRA, 2016, 2021; PRITCARD, 2016, 2021). The objectives are to investigate the practices above mentioned and to research the knowledge and feelings of Brazilian teachers in relation to teaching English for Deaf students. For this, I propose a questionnaire to teachers from all over Brazil, as well as an interview about how these classes would take place in another country and what type of material was used. The analysis of the questionnaires shows that the initial training of Brazilian teachers does not contribute to their preparation for working with Deaf students. There is a lack of topics or subjects related to the teaching of English for the Deaf, as well as subjects that address aspects of m-learning. Considering that the results of the previous research indicate that mobile learning has contributed and favored the inclusion of Deaf students in classes and the process of creating and adapting teaching materials for these students, it is worth revisiting these themes in the training aspects of teachers. Finally, this research concludes that it is possible for Deaf students to learn English and that mobile learning practices are of great help in this process. Thus, while there are no educators with adequate knowledge or public policies to guarantee digital equality, Deaf students will continue to have difficulties in learning the English language.
Asunto: Língua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Surdos – Educação
Língua inglesa – Métodos de ensino
Aquisição de segunda linguagem
Ensino auxiliado por computador
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/42043
Fecha del documento: 29-abr-2022
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