Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elidéa Lúcia Almeida Bernardinopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229275265887767pt_BR
dc.contributor.referee1Giselli Mara da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Junia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.creatorMariana Luisa Barros Soarespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187892796354652pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-27T16:11:39Z-
dc.date.available2022-05-27T16:11:39Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42043-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the possibilities and challenges brought by mobile learning (m-learning) (O'MALLEY, 2003; TRAXLER, 2005; CROMPTON, 2013, PEGRUM, 2014), mainly by mobile devices, in the field of Deaf education, prioritizing the teaching and learning of English to these students. The theoretical framework is composed of research that narrates m-learning practices (ÇUHADAR, ODABASI, KUZU, 2009; FEN, CHENG, 2010; LOZA, 2018) and teaching English to Deaf students in Brazil (COURA, 2016; SPASIANI, 2018) and abroad (DOMAGALA-ZYSK, 2016, 2021; KONTRA, 2016, 2021; PRITCARD, 2016, 2021). The objectives are to investigate the practices above mentioned and to research the knowledge and feelings of Brazilian teachers in relation to teaching English for Deaf students. For this, I propose a questionnaire to teachers from all over Brazil, as well as an interview about how these classes would take place in another country and what type of material was used. The analysis of the questionnaires shows that the initial training of Brazilian teachers does not contribute to their preparation for working with Deaf students. There is a lack of topics or subjects related to the teaching of English for the Deaf, as well as subjects that address aspects of m-learning. Considering that the results of the previous research indicate that mobile learning has contributed and favored the inclusion of Deaf students in classes and the process of creating and adapting teaching materials for these students, it is worth revisiting these themes in the training aspects of teachers. Finally, this research concludes that it is possible for Deaf students to learn English and that mobile learning practices are of great help in this process. Thus, while there are no educators with adequate knowledge or public policies to guarantee digital equality, Deaf students will continue to have difficulties in learning the English language.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado investiga as possibilidades e os desafios trazidos pela aprendizagem móvel (m-learning) (O’MALLEY, 2003; TRAXLER, 2005; CROMPTON, 2013, PEGRUM, 2014), principalmente por meio dos dispositivos móveis, no campo da educação de surdos, priorizando o ensino e a aprendizagem de inglês a esses alunos. O referencial teórico é composto de pesquisas que narram práticas de m-learning (ÇUHADAR ODABASI E KUZU, 2009; FEN E CHENG, 2010; LOZA, 2018), ensino de inglês para alunos surdos no Brasil (COURA, 2016; SPASIANI, 2018) e no exterior (DOMAGALA-ZYSK, 2016, 2021; KONTRA, 2016, 2021; PRITCHARD, 2016, 2021). Os objetivos são fazer um levantamento das práticas mencionadas acima e investigar sobre o conhecimento e o sentimento de professores brasileiros em relação às aulas de inglês para alunos surdos. Para isso, propõe-se um questionário a professores de todo o Brasil, além de uma entrevista sobre como essas aulas ocorreriam em outro país e qual o tipo de material utilizado. A análise dos questionários aponta que a formação inicial dos professores brasileiros não contribui em seu preparo para o trabalho com alunos surdos. Identifica-se ausência de tópicos ou disciplinas relacionadas ao ensino de inglês para surdos, bem como de matérias que abordem aspectos do m-learning. Considerando que os resultados dos estudos revisados indicam que a aprendizagem móvel tem contribuído e favorecido a inclusão dos alunos surdos nas aulas e o processo de criação e adaptação de materiais didáticos para esses alunos, cabe revisitar esses temas nos aspectos formativos dos professores. Por fim, esta pesquisa constata que é possível ao aluno surdo aprender inglês e que as práticas de aprendizagem móvel são de grande auxílio nesse processo. Assim, enquanto não houver educadores com os conhecimentos adequados ou políticas públicas de garantia para a igualdade digital, os alunos surdos continuarão apresentando dificuldades na aprendizagem de língua inglesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectaprendizagem móvelpt_BR
dc.subjectensino de língua inglesa para surdospt_BR
dc.subjectexperiências nacionais e internacionaispt_BR
dc.subjectm-learning e educação de surdospt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeirospt_BR
dc.subject.otherSurdos – Educaçãopt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherAquisição de segunda linguagempt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleApredizagem móvel (M-learning) e ensino de inglês para estudantes surdos: possibilidades e desafiospt_BR
dc.title.alternativeM-learning and English teaching to deaf students: possibilities and challengespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0002-1717-0829pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons